O torcedor vascaíno sofreu até o último minuto, mas pôde enfim comemorar o retorno do clube à Série A do Brasileiro dois anos após ser rebaixado, em 2020.

I
I | Foto: Lucas Almeida/MyPhoto Press/Folhapress

Jogando em Itu, o cruz-maltino venceu o Ituano por 1 a 0 em confronto direto pela quarta vaga no G4, ontem à tarde, no jogo mais esperado da última rodada da Série B. O Bahia, que só precisava de um empate, bateu o CRB por 2 a 1, em Maceió, e também garantiu o acesso, na terceira colocação.

Na parte de baixo da tabela, o CSA acabou sendo o último rebaixado ao perder para o campeão antecipado Cruzeiro por 3 a 2, no Mineirão, e ver o Novorizontino, que iniciara a rodada em 17º lugar, golear o Operário por 3 a 0 em Ponta Grossa. O time paulista acabou dois pontos à frente dos alagoanos (44 a 42).

O Londrina, derrotado de virada pelo Sampaio Corrêa por 2 a 1, sábado (5), em São Luís, termina a competição em 9º lugar, com 53 pontos - nove a menos do que o Vasco.

LEIA MAIS:

LEC se despede da Série B de 2022 com derrota para o Sampaio Corrêa

Ituano e Vasco entraram em campo no estádio Novelli Júnior, ontem à noite, no interior de São Paulo, distantes 2 pontos um do outro na tabela. Enquanto os cariocas, com 59, em quarto lugar, jogavam pelo empate para garantir o acesso, os paulistas, com 57, em quinto, precisavam vencer.

E o placar foi definido logo no começo do jogo. Aos 2 minutos, Figueiredo chutou a bola que havia sobrado da dividida do goleiro Jefferson Paulino com Raniel, na área, e o zagueiro Lucas Dias salvou o gol com a mão. Além do pênalti, o defensor do Ituano foi expulso.

Nenê bateu com a categoria habitual e fez. Apesar da vantagem numérica e no placar, o Vasco foi sufocado pelo Ituano, que pressionou e fez do goleiro rival Thiago Rodrigues um dos grandes nomes da partida. Contestado pelos próprios vascaínos, o camisa 1 se redimiu com grandes defesas.

LEIA MAIS:

Candidato único, Castilho vai presidir o LEC de 2023 a 2025

O drama vascaíno aumentou aos 11 minutos do segundo tempo, quando o volante Andrey Santos também foi expulso, por falta dura. Foi a dose de ânimo extra que o Ituano precisava para continuar martelando em busca do empate. O Vasco, porém, soube segurar o resultado e fez uma grande festa em Itu.