Em crise, Vasco inicia decisão contra o Palmeiras
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2000
Por Rodrigo Mattos 
São Paulo, 25 (AE) - Em meio a uma crise, provocada por atos de indisciplina dos jogadores, o Vasco enfrenta o Palmeiras, amanhã, às 16 horas, no Maracanã, no primeiro jogo da final do Torneio Rio-São Paulo. O vice-presidente de Futebol, Eurico Miranda, afastou hoje por tempo indeterminado o atacante Edmundo
que se recusou a jogar mais uma vez.
Na quinta-feira, Felipe foi suspenso por ter ofendido o técnico Antônio Lopes, depois de ser substituído contra o São Paulo.
O salário é o motivo do impasse entre Edmundo e o dirigente. O atacante garantiu que joga quando receber o dinheiro que o clube lhe deve. Eurico rebateu, dizendo que paga o salário quando Edmundo voltar a atuar. Afastado, o jogador vai treinar em separado do restante do elenco, segundo Eurico, "para não contaminar os outros".
Apesar das negativas da comissão técnica e dos jogadores, as seguidas punições têm abalado o Vasco. Para Lopes, a disciplina tem de ser colocada em primeiro lugar. "Errou; tem de ser punido", determinou. O treinador assegurou que a atuação do time não será afetada pelas suspensões.
Entre os jogadores, as declarações são cautelosas. Substituto de Edmundo, o atacante Viola evita comentar o assunto, mas insinua que a diretoria tem razão. "O jogador tem contrato e precisa cumprí-lo, se não deve arcar com as consequências", disse. Formado no clube, o goleiro Hélton fala pouco e baixo, demonstrando apreensão. "No Vasco, desde as categorias de base que a disciplina sempre foi muito importante."
Para compensar o clima carregado, o meia Pedrinho vai ficar no banco de reservas, depois de uma ano e seis meses sem jogar. "É claro que tenho um receio natural porque só estou participando de treinos recreativos", contou. Amigo de Felipe, Pedrinho também foge de perguntas sobre a crise. "Espero que a diretoria resolva essas questões rapidamente."
Palmeiras - Preocupados com os conflitos internos, a comissão técnica e os jogadores fizeram poucos comentários sobre o Palmeiras. Lopes aposta no fato de atuar em casa na primeira partida para começar bem a decisão. "Se conseguirmos um bom resultado, revertemos a vantagem", explicou. Para Viola, a equipe precisa fazer gols para ter tranquilidade no segundo jogo.
O técnico não teme a síndrome de vice, surgida depois que o Vasco perdeu as últimas decisões. "Prefiro ficar em segundo a ser eliminado com antecedência", afirmou. Lopes garantiu que não armou uma marcação individual sobre Alex, mas informou que o meia vai ser "vigiado de perto". Vasco - Hélton; Jorginho, Mauro Galvão, Odvan e Gilberto; Amaral
Válber, Juninho e Alex Oliveira; Viola e Romário. Técnico - Antônio Lopes. Local - Maracanã. Horário - 16 horas. Juiz - Sálvio Spínola (SP).


