Claudemir Scalone - De Londrina
Marcos Zanatta - De Maringá
Uma seletiva para uma outra competição. Em resumo, é assim que pode ser definido o Campeonato Paranaense da Série A-2 (segunda divisão), aberto ontem com o jogo entre Marechal x Sorec pelo Grupo A e com mais sete partidas previstas para hoje à tarde. O destaque é o confronto entre o Grêmio Maringá – campeão da Copa Paraná 99 – e o Matsubara de Cambará – rebaixado da primeira divisão.
Os 22 times da A-2 – número recorde em se tratando de uma divisão de acesso no futebol do Paraná – vão lutar por oito vagas ao final de duas fases de classificação. Estas equipes ‘‘eleitas’’ se juntarão aos quatro eliminados da primeira fase da Série A-1 (primeira divisão) para formar um novo campeonato, que será disputado de maio a novembro. Só a partir daí é que começará propriamente a luta dos times por uma vaga na divisão de elite estadual.
O campeonato da A-2 movimenta 20 cidades do interior do Estado. Dos 22 participantes, apenas dez são remanescentes do ano passado – Marechal (ex-Concórdia de Marechal Cândido Rondon), Sorec de Cascavel, Atlético Clube Paranavaí, Cintos Mima (Colorado), Umuarama, Arapongas, Nacional (Rolândia), Assahi (Assaí), Sport Paraná (Formosa do Oeste) e Comercial (Cornélio Procópio).
Dois times foram rebaixados da Série A-1 – Matsubara e Iraty. Cinco subiram da Série A-3 – Paranavaí Atlético Clube, Cianorte, Platinense (Santo Antônio da Platina), Telêmaco Borba e Ferroviário (Jaguariaíva). Outros cinco foram convidados – Grêmio Maringá, Cascavel, Cataratas (Foz do Iguaçu), Real (Francisco Beltrão) e Santo Antônio do Sudoeste.
As equipes foram divididas em quatro grupos. Com a inclusão do Prudentópolis na Série A-1, o Grupo D ficou com apenas quatro times e só terá início no dia 12 de março. O regulamento da competição vai obrigar o torcedor a usar sua habilidade matemática.
O início não parece complicado. Os clubes jogam entre si em dois turnos dentro de cada grupo. Os 16 melhores colocados avançam para a série mata-mata da segunda fase. Serão os três melhores de cada grupo mais quatro por índice técnico. Aí é que a coisa complica. Os classificados serão definidos através da média ponderada de pontos – divisão do número de jogos por número de pontos ganhos. Na segunda etapa, haverá o emparceiramento dos 16 times em oito mata-matas: 1º x 16º, 2º x 15º e assim por diante. Os oito vencedores se qualificam ao lado de mais quatro times da Série A-1 para o Torneio Seletivo que vai indicar duas vagas para a Série Ouro (nova denominação da primeira divisão) em 2001.
Maringá – O Grêmio Maringá estréia hoje na A-2 tentando levar o futebol de Maringá de volta à primeira divisão. A última participação de um time da cidade na divisão de elite foi em 1998 com o Maringá Futebol Clube – acabou rebaixado no mesmo ano para a segundona; no passado caiu para a terceira e foi extinto.
A equipe maringaense começa com moral alta: em sua primeira competição em 1999, venceu a Copa Paraná em cima do Londrina e participou da Copa Sul-Minas.
O técnico do Grêmio, Walter Zaparolli, quer o time ofensivo contra o Matsubara. A ordem para a equipe é aproveitar os jogos em casa, apesar do time estar bem preparado e apresentar progresso nos últimos compromissos. ‘‘Vamos jogar pela classificação, e não é porque estamos na A-2 que vamos achar que as coisas serão fáceis’’, disse Zaparolli.
O Matsubara, do técnico Zezito, investiu pouco e vai priorizar os ‘‘pratas-da-casa’’. O time tem dois desfalques certos – o goleiro Claudinei (emprestado ao Fluminense) e o lateral Bobô (contundido) – e três dúvidas – Tonhão, Marquinhos e Eduardo (por problemas de documentação).

NO WILLIE DAVIDS
Grêmio Maringá
Quico; Claudemir, Marcão, Jandilson e Cris; Rocha, Benson, Joel e Marquinhos Guarapuava; Daniel Silva e Nelmon (Neizinho). Técnico: Walter Zaparolli
Matsubara
Paulo Ricardo; Fernando, Cleber, Alessandro e Leandro; Paulo Roberto (Tonhão), Paulo Sérgio e Gustavo; Marcelinho (Eduardo), Sandrinho e Maurício (Marquinho). Técnico: Zezito
Árbitro: Henrique França Triches
Estádio: Willie Davids, em Maringá
Horário: 15h30

mockup