Élber prepara volta aos gramados
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de junho de 2005
Thiago Mossini<br> Reportagem Local 
Imagine como é para um goleador ficar quase um ano afastado de sua paixão, a bola. Essa é a situação do atacante londrinense Élber, que desde agosto do ano passado, quando sofreu uma grave contusão na perna direita, só acompanha futebol das arquibancadas ou pela tevê. ''Se você soubesse a vontade de jogar que eu estou! Nossa, não vejo a hora. Não aguento mais bater bola só com o meu filho'', confessou o atacante, que desde sexta-feira passa férias em Londrina.
Élber volta no fim do mês para a Alemanha, onde se junta ao elenco do Borussia Moenchengladbach, com quem tem contrato desde janeiro, mas ainda não estreou.
O atacante culpa o médico francês Bernard Moyen, do Lyon, que o operou no ano passado, pela temporada londe dos campos. Moyen colocou uma placa no perônio direito e suturou os ligamentos do tornozelo direito. Desconfiado com a demora na recuperação, ele procurou um médico do Bayern de Munique, sem a autorização do Lyon, que constatou alguns erros no trabalho do colega francês. Após nova cirurgia, ele decidiu voltar para a Alemanha.
Élber não vê a hora de voltar aos gramados. É ídolo na Alemanha jogou também no Stuttgart. ''Tá uma pressão muito grande para que volte logo. Em quatro meses no 'Gladbah', minha camisa já é a mais vendida e eu ainda nem joguei, hein'', contou o londrinense. ''Mas não dá para entrar 85%, tem que ser 100%''.
Ele tem mais um ano de contrato com o clube e diz que vai cumprir, mesmo com o quase rebaixamento na Bundesliga passada. ''Cheguei na diretoria e disse que não vim pra cá (Borussia) pra cair. É preciso investimento, um time competitivo'', revelou.
O Borussia Moenchengladbach é um time de médio para pequeno porte e que, segundo o artilheiro, quer voltar a figurar entre os grandes. ''É como se fosse o Santos aqui no Brasil. Na década de 70 ganhou tudo, depois ficou muito tempo adormecido. O Santos voltou a ser forte e ganhou títulos, assim como o Gladbah quer fazer'', disse Élber.
O objetivo do time e o sonho dele é chegar ao menos na Copa da Uefa. ''Já joguei muitas Copas dos Campeões, mas chegar à Uefa com esse time será muito bom. Tenho que jogar e mostrar que não fui lá pra passear''.
O Moenchengladbach deve ser o último clube do londrinense na Alemanha. Aos 33 anos completa 34 em julho , Élber deve encerrar a vitoriosa carreira daqui a dois ou três anos. ''Sinto muita saudade dessa cidade (Londrina). É incrível. E a cada ano que passa meu pai está mais velho, minha mãe está mais velha. Tenho que ficar um pouco com eles'', desabafou o atacante.
Ídolo Élber é um dos jogadores mais populares na Alemanha. Tudo graças ao seu retrospecto no Bayern de Munique, onde conquistou quatro campeonatos alemães, uma Copa dos Campeões e um Mundial Interclubes. O maior artilheiro estrangeiro da Bundesliga não esconde seu amor pelo clube que defendeu por seis anos. ''Às vezes me param nas ruas e falam que odeiam o Bayern, mas gostam de mim. Me identifiquei com o povo alemão'', comemorou.
Em uma votação feita pela Internet, o atacante integra a seleção de todos os tempos do Bayern de Munique. ''Entrar para a história de um time como o Bayern é muito legal. Quantos jogadores já passaram por lá e no final, o garoto que saiu de Londrina está junto com Beckenbauer, Sepp Maier, Mattheus, Rummennige e Gerd Muller, na seleção da história do time? É o maior título da minha carreira'', comentou emocionado o jogador.
O Bayern prepara uma festa de despedida da Alemanha para o jogador. ''Nem o Klismann (ex-atacante e atual técnico da seleção alemã), teve um jogo de despedida'', ressaltou Élber.


