Elano volta a ser importante no Santos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Sanches Filho <br> Agência Estado 
Santos - No exato momento em que a Copa Libertadores se torna mais qualificada, reduzida a oito equipes, o Santos, o atual campeão da competição, está mais forte. É que Elano voltou a jogar como no primeiro semestre do ano passado, quando foi decisivo nas conquistas do bicampeonato paulista e na terceira Libertadores da história do clube, depois de 48 anos.
A crise do jogador que é considerado o terceiro mais importante do grupo, com salário mensal de R$ 500 mil e uma coleção de títulos, começou com o erro grotesco na cobrança do primeiro dos quatro pênaltis desperdiçados pelos brasileiros na eliminação contra o Paraguai na Copa América, realizada na Argentina, no meio do ano passado. Não bastasse a queda de rendimento do seu futebol, Elano se aventurou em um novo relacionamento amoroso, que resultou em dor de cabeça e foi parar nos tribunais.
Com a recuperação de Elano, o melhor time do Brasil passa a contar com o chute forte de média distância, que resultou no primeiro dos oito gols que despacharam o Bolívar da Libertadores, na última quinta-feira, na Vila Belmiro, melhora o seu índice de aproveitamento na cobrança de falta e aumenta o número de passes certos.
''Tenho qualidade e não desaprendi do dia para noite'', afirmou Elano após o jogo de quinta. ''Não desisti nem nos piores momentos. Ultimamente, eu fazia tudo certo, mas a bola não entrava. Trabalhei para me aperfeiçoar e quando a gente se dedica, as coisas melhoram. Estou feliz''.
Voltar a viver ao lado das filhas e da esposa foi o primeiro passo de Elano para sair do enrosco em que havia se envolvido. O restante ficou por conta da consciência profissional, com muito trabalho nos treinos e atividade física até fora do clube para perder alguns quilos.
Elano abandonou até a cervejinha. O mais importante foi jamais deixar de acreditar na sua capacidade. No começo do ano, sentiu a perda do apoio de algumas pessoas até dentro do clube. Chegou-se a falar na sua transferência para o São Paulo em troca dos direitos econômicos de Juan e na sua venda para o Grêmio. Ele também foi sondado por clubes brasileiros e até do exterior, mas em nenhum momento aceitou conversar. ''Do Santos eu não saio''.
A crise fez com que Elano se lembrasse dos conselhos de Emerson Leão no começo da carreira. ''Ele dizia que quando as coisas não estão indo bem, é preciso voltar às origens''. E foi o que ele fez ao voltar para a família e procurar a recuperação no clube que o consagrou e onde se sente melhor.


