TÓQUIO, JAPÃO (UOL/FOLHAPRESS) - Elaine Thompson se superou e conquistou a medalha de ouro na final dos 100 metros rasos femininos nas Olimpíadas de Tóquio, batendo o recorde olímpico com o tempo de 10s61. A prova foi muito disputada com Shelly-Ann, bicampeã, até que a atual campeã ultrapassou e conseguiu uma vitória espetacular. A medalha de prata ficou com Shelly-Ann e o bronze com Shericka Jackson, pódio inteiro da Jamaica.

Imagem ilustrativa da imagem Elaine Thompson vence e quebra recorde olímpico dos 100 m rasos em Tóquio
| Foto: Javier Soriano/AFP

O recorde olímpico era de 10s62, conquistado pela americana Florence Griffith-Joyner em 1988 nas Olimpíadas da Coreia do Sul. Nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, Elaine derrotou a bicampeã com o tempo de 10s71, cinco anos depois ela faz a segunda melhor marca da história.

A prova foi disputada pelas atletas Daryll Neita, Teahna Daniels, Elaine Thompson-Herah, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Marie-Josee Ta Lou, Shericka Jackson, Ajla Del Ponte e Mujinga Kambundji. Predominância da Jamaica, que classificou três atletas, enquanto a Suiça teve duas representantes. Estados Unidos, Grã-Bretanha e Costa do Marfim classificaram uma velocista.

Imagem ilustrativa da imagem Elaine Thompson vence e quebra recorde olímpico dos 100 m rasos em Tóquio
| Foto: Jewel Samad/AFP