SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Cruzeiro enfrenta o Londrina nesta terça-feira (26), às 21h30, no Mineirão, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A clube mineiro ocupa a décima colocação da Série B e pode até mesmo entrar no G4, desde que vença o time paranaense e conte com uma combinação de resultados.

Artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 11 gols, o atacante Edu pode reforçar o time no duelo desta terça-feira. O dono da camisa 99 desfalcou o elenco cruzeirense nos dois últimos jogos, contra o Remo, pela Copa do Brasil, e contra o Tombense, pela Segunda Divisão, por causa de uma lesão muscular na coxa direita.

Edu se machucou no triunfo por 1 a 0 sobre o Brusque, pela segunda rodada da Série B. Logo após a partida, o autor do gol cruzeirense revelou que jogou no sacrifício, já que se machucou nos minutos iniciais do confronto com a equipe catarinense.

No entanto, como ficou quase duas semanas sem atuar por causa da lesão muscular, Edu não tem condições de atuar durante os 90 minutos. A dúvida do técnico Paulo Pezzolano é se vai escalar o centroavante desde o começo da partida ou deixar o goleador para os minutos finais.

DESAFIOS NO ATAQUE

O chamado último terço do campo, no qual cabe aos atacantes definirem as jogadas criadas, não tem agradado o técnico Paulo Pezzolano nos últimos jogos do Cruzeiro. Sem poder contar com o atacante Edu, o técnico celeste utilizou algumas caras novas no ataque nas últimas partidas e a equipe teve dificuldades.

Edu está fora há dois jogos e, de lá pra cá, o Cruzeiro não venceu. O time mineiro foi superada pelo Remo pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, por 2 a 1, e empatou com o Tombense, por 1 a 1, pela terceira rodada da Série B. Contra os paraenses, o atacante Jajá fez sua estreia com a camisa celeste e ganhou nova oportunidade diante do Tombense. Depois, foi a vez de Luvannor receber sua primeira chance contra a equipe de Tombos. Já Rodolfo soma três jogos e um gol, sendo o maior destaque entre os recém-chegados.

Pezzolano tem consciência de que precisará de tempo para ter os jogadores em sua melhor forma. No entanto, o tempo é curto já que o Cruzeiro volta a campo nesta terça-feira.

"As estreias foram boas. Sabemos que eles vão melhorar dentro do nosso jogo com o tempo. Mas temos que arrumar isso, o último terço, que é difícil para qualquer jogador ter essa clareza do último passe. Quando melhoramos isso e tivemos toda a equipe à disposição, nós seguiremos evoluindo. Ver melhorias em cada jogo é o mais importante", disse o treinador.

Para a partida desta terça-feira, outras ausências confirmadas no clube mineiro são os meias Fernando Canesin e Marco Antônio, o volante Filipe Machado e o goleiro Gabriel Brazão, todos no departamento médico. Uma provável escalação inicial de Pezzolano tem: Rafael Cabral; Rômulo, Zé Ivaldo, Oliveira e Rafael Santos; Willian Oliveira, Neto Moura, João Paulo e Miticov; Jajá, Luvannor, e Rodolfo.

Do lado do Londrina, o técnico Adílson Batista pode ver a estreia de Alan Ruschel, relacionado pela primeira vez pelo time paranaense. Em compensação, o goleiro Victor Souza fica fora da partida, após sentir dores no joelho. Uma provável escalação do clube tem: Matheus Nogueira; Samuel Santos, Augusto, Saimon e Felipe Vieira; João Paulo, Jhonny Lucas, Marcinho (Alan Ruschel) e Eltinho; Caprini e Gabriel Santos.

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (26)

Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)

VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Transmissão: Premiere