Eddie Irvine destrói novo carro da Jaguar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de janeiro de 2001
Agência Estado De Valência, Espanha 
O irlandês Eddie Irvine não precisou de mais de uma hora para deixar a sua marca no circuito Ricardo Tormo, em Valência, no treinamento de ontem. Na sua primeira experiência com o modelo R2 da Jaguar, carro que será usado na temporada que começa dia 4 de março na Austrália, Irvine perdeu o seu controle na curva mais veloz da pista e bateu com violência. Ele não se feriu, mas o R2 precisou ser enviado de volta para a sede da equipe, tal os danos sofridos.
O brasileiro Luciano Burti trabalhou segunda-feira sob chuva com o modelo R2 e no dia seguinte, com a pista seca, completou 89 voltas com o único carro 2001 da Jaguar. Ao fim dos dois dias, ele levou o R2 intacto de volta para os boxes, permitindo importante análise da equipe. Irvine iniciou seu teste às 9h30 e menos de uma hora depois colidiu com a barreira de pneus no ponto de maior velocidade do circuito espanhol.
A Jaguar ainda desconhece as causas do acidente, mas o desmentido do assessor de imprensa da escuderia de que houve um erro de Irvine, sugere o oposto. Com o ocorrido, Burti acabou ficando sem treinar. O seu carro, R1B, modelo do ano passado equipado com motor, câmbio e suspensão traseira do R2, foi repassado para Irvine dar sequência ao programa de testes de pneus da Michelin.
O mais veloz de ontem em Valência foi Mika Hakkinen, com a McLaren do ano passado equipada com componentes do modelo MP4/16, ainda sem data para ser lançado. O piloto finlandês fez 1min13s828 (89 voltas). Juan Pablo Montoya, cada vez mais veloz, acelerou sua Williams até obter 1min14s421 (104), segundo tempo do dia. O colombiano elogiou muito o novo motor BMW de seu time.


