O presidente do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense, Divaldo Andrade, esteve reunido ontem com o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Pedro Sperandio Lopes (foto). Assunto: basquete. Divaldo comunicou que o Grêmio não continuará mais com a equipe adulta masculina, mantendo o apoio apenas às categorias de base. Já a Fundação agora vai estudar um futuro clube para o time que defendia o Grêmio no Campeonato Nacional.
Segundo Divaldo, Grêmio e Fundação vinham mantendo conversações sobre este tema. ‘‘Até que gostaria de continuar com o time, tendo nosso nome divulgado nacionalmente, mas verificamos que as verbas para a manutenção da equipe são insuficientes e o clube não tem condições de arcar com este pagamento’’, disse Andrade.
Segundo ele, a decisão foi apoiada pelos demais diretores do Grêmio, que optou em direcionar os recursos para o interesse do associado. Além disso, acrescentou Andrade, ‘‘era uma modalidade que tinha vida independente no clube, o que causou até alguns atritos’’.
Sobre a situação de Paulo Vicente Viana, que era o responsável pela modalidade no clube, ele está se desligando do Grêmio. ‘‘Vicente está apenas cumprindo os prazos legais’’, disse. Na próxima semana, o Grêmio também deverá apresentar um balancete completo sobre os gastos da equipe para apreciação do conselho fiscal da Fundação. ‘‘ Ontem (quinta-feira) concluímos o pagamento de junho dos jogadores’’, disse Andrade. Ele acrescentou dizendo que torce para que ‘‘o basquete continue forte em Londrina’’.
Já o presidente Pedro Lopes, da Fundação, disse que já vinha conversando sobre o futuro do basquete há algum tempo com o técnico Enio Vecchi. Ele disse que, com a posição oficial por parte do Grêmio, de não mais querer continuar com a equipe, agora a Fundação terá que assumir a questão. ‘‘Não existe ninguém interessado agora; falou-se em Canadá, Iate e AFML, mas até agora não fui procurado pelos dirigentes destes clubes.’’
Lopes frisa que o importante ‘‘é o basquete continuar, independente do local, menos sob a responsabilidade direta da Fundação, pela falta de condições físicas do local onde ela funciona (que é o Moringão)’’. Ele acrescentou também que precisa ser feita a organização para o segundo semestre, que tem como destaques o Campeonato Paranaense e os Jogos Abertos do Paraná. ‘‘O importante é não perder ninguém, mas dentro de uma nova realidade. Por isso, a primeira conversa será com o técnico Enio Vecchi, que deseja continuar em Londrina.’’
Nesta nova fase em que o basquete londrinense deve entrar, Pedro Lopes espera que seja colocado em prática algo que não aconteceu nos últimos quatro anos: a formação de atletas nas categorias de base. Sobre a renovação de contratos dos atletas, adiantou que ‘‘não serão gastos os mesmos valores de uma superliga’’. Além disso, ‘‘eu só tenho compromisso com a Fundação até o dia 31 de dezembro, depois disso não sei quem assumirá o cargo’’.