Os jogadores e a comissão técnica do Flamengo passaram o dia de ontem estudando a atuação do Vasco no jogo com o Palmeiras, quarta-feira, pela Libertadores. Eles assistiram ao teipe da partida e analisaram as variações de jogadas e a postura tática da equipe de São Januário. Flamengo e Vasco decidem domingo, no Maracanã, a Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca), com vantagem do empate para o time de São Januário.
Para o técnico Carlinhos, o Vasco ‘‘é forte em todos os setores’’. Ele elogiou a velocidade do ataque vascaíno e destacou a recuperação de Donizete - um dos melhores na partida contra o Palmeiras. ‘‘Foi importante porque a gente pôde observar o posicionamento do time deles e prestar atenção a vários detalhes do esquema tático’’, disse o lateral Fabio Baiano. ‘‘Foi bastante proveitoso’’, acrescentou Carlinhos.
O treinador adverte, no entanto, que a forma do Flamengo atuar não deve mudar. ‘‘O nosso time vai jogar do mesmo jeito que jogou o resto da competição, ou seja, com muita pegada’’, disse. Ele ainda lembrou que o Vasco também é um time que marca forte e que não deve sentir desgaste por causa do jogo contra o Palmeiras. A equipe rubro-negra vai estar concentrada a partir de hoje, atendendo a um pedido do atacante Romário, artilheiro do Carioca com 9 gols.
E o Flamengo pode ter um problema de última hora para a decisão de domingo. O meio-de-campo Beto sofreu entorse e pode desfalcar o time. Somente hoje, os médicos do clube vão fazer uma avaliação mais detalhada sobre a contusão de Beto. ‘‘Quero jogar de qualquer jeito’’, declarou o meia. Se Beto não atuar, deverá ser substituído por Rodrigo Mendes.
Os laterais Fábio Baiano e Athirson terão uma missão especial na decisão. O técnico Carlinhos tem conversado com os dois durante a semana, orientando-os sobre o esquema tático que será utilizado na final: ‘‘Quero os dois como opção real de ataque, sem deixar a função de marcar.’’

mockup