Londres - Duas duplas brasileiras, uma no masculino e outra no feminino, disputam hoje as semifinais do vôlei de praia nos Jogos de Londres. Alison e Emanuel suaram muito, nesta segunda, para passar pelas quartas de final e agora encaram Plavins e Smedins, da Letônia. ''Eles vão vir sem muita responsabilidade, como os poloneses, e temos de estar ligados'', disse Alison, citando o jogo contra Prudel e Fijalek, quando a dupla nacional venceu por 2 sets a 1 (21/17, 16/21 e 17/15). ''Foi uma partida típica de brasileiro: com muito sofrimento e sem nunca desistir. Agora faltam dois jogos para a medalha e serão duas finais para a gente''.
Os dois aprenderam as lições das outras partidas e encaram o confronto com muita seriedade pois, em outros momentos dos Jogos Olímpicos, enfrentaram equipes consideradas inferiores e tiveram problemas. ''Não existe jogo fácil. Contra a Áustria foi dramático e diante dos poloneses fomos mal no segundo set. Olimpíada é assim, por isso que é mágica'', comentou Alison.
Após um bom primeiro set, Alison e Emanuel erraram muito no segundo e deram espaço para os rivais. Isso foi determinante para perderem o set. No tie-break, a força de Alison no saque e no bloqueio fez a diferença, assim como a tranquilidade da dupla brasileira. ''Tivemos calma no tie-break e isso foi fundamental. São dois moleques, da minha idade, que estavam jogando sem pressão'', lembrou Alison.
Agora, o caminho para eles está mais aberto, pois as duas duplas norte-americanas já estão eliminadas, assim como os brasileiros Ricardo e Pedro Cunha, que perderam para os alemães Brink e Reckermann por 2 sets a 0 (21/15 e 21/19).
No feminino, Juliana e Larissa enfrentam Jennifer Kessy e April Ross, dos Estados Unidos. Se vencerem, farão a decisão contra quem sair do confronto entre as bicampeãs olímpicas Walsh e May, também norte-americanas, e as chinesas Zhang Xi e Xue, medalhas de bronze em Pequim. As brasileiras ainda não perderam um set no torneio.

mockup