SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O saltador sueco Armand Duplantis, 22, quebrou nesta segunda-feira (7), em Belgrado, o recorde mundial do salto com vara em competições indoor.

"Mondo", como é conhecido o atleta, saltou 6,19 m, superando a própria marca de 6,18 m que havia estabelecido em fevereiro de 2020.

Duplantis também é o detentor do recorde em competições outdoor. O sueco saltou 6,15 m em setembro de 2020, durante etapa da Liga Diamante, e superou a marca da lenda ucraniana Sergei Bubka, que havia registrado 6,14 m em 1994.

O sueco perseguia os 6,19 m já há algum tempo. Nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, buscou a quebra do recorde, mas caiu nas duas tentativas que fez. De qualquer forma, garantiu a medalha de ouro olímpica em sua primeira participação nos Jogos.

Em fevereiro deste ano, no meeting indoor de Birmingham, na Inglaterra, ele também subiu o sarrafo para buscar os 6,19 m, mas falhou nas três tentativas. Ainda assim, foi o campeão, com 6,05 m.

Nesta segunda, no meeting indoor de Belgrado, Duplantis passou pelo sarrafo de primeira nos 5,61 m, depois nos 5,85 m e, por fim, nos 6,00 m. Ao assegurar o título, tentou alcançar a tão desejada marca e saltou para o recorde mundial.