A dupla Zé Marco e Ricardo foi a vencedora da etapa Brasil do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, realizada ontem de manhã, nas areias de Copacabana na Zona Sul. Os dois venceram Loiola e Emanuel por 2 a 1, parciais de 8/12, 12/9 e 12/10. Esta foi a terceira derrota de Loiola, conhecido como o ‘‘rei’’ das praias americamas, por ter sido eleito o melhor jogador da modalidade nos Estados Unidos. Nas duas primeiras vezes, ele jogou com Anjinho. Os cearenses Franco e Roberto conquistaram o terceiro lugar ao derrotarem por 15 a 13, Maaseid e Kvalheim, da Noruega. Vale lembrar que a dupla Loiola/Emanuel era apontada como principal favorita da competição, mas todos sabiam que Zé Marco/Ricardo também estão bem cotados, e na quadra provaram com uma vitória sensacional na finalíssima.
Após a nova derrota em sua terra natal e das declarações com críticas ao Brasil e à organização da competição, Loiola deixou a quadra vaiado pela torcida, que gritava para que ele voltasse para os Estados Unidos. Loiola foi superado por um desconhecido no esporte, o baiano Ricardo Costa que, com seus dois metros de altura, o fez várias vezes ficar de ‘‘quatro’’ na areia. Ricardo, calouro em competições internacionais, parou o ataque adversário com nove bloqueios - mesma pontuação obtida na semifinal contra Maaseide e Kvalheim.
Revoltado por não ter vencido - falhou no saque dando de graça aos adversários o último ponto do jogo quando o placar estava 11 a 10 - Loiola criticou o Brasil, os patrocinadores e organizadores da competição, e as emissoras de televisão que, segundo ele, não apóiam o vôlei de praia como fazem nos Estados Unidos. Foi ruidosamente vaiado. Steffs e Bouillame formaram a dupla americana mais bem colocada e ficou em 12º lugar.

mockup