Curitiba - A ameaça de rebaixamento perturba o Coritiba às vésperas do clássico com o Atlético, que vê no duelo com o rival a chance de se aproximar de uma vaga na Copa Sul-Americana. A vitória do Santo André sobre o Palmeiras, na abertura da rodada, reduziu para dois pontos a vantagem alviverde para a temida ZR. Ocupando a 15 posição na classificação, com 34 pontos, o time precisa vencer para se afastar do Botafogo (17º colocado) e do próprio Santo André (16º), ambos com 32 pontos.
Para cumprir sua obrigação dentro do Couto Pereira, com apoio da torcida (ontem acabaram os ingressos de arquibancada), Ney Franco deve reforçar o seu meio-campo, com Carlinhos Paraíba e Pedro Ken atuando ao lado dos volantes Leandro Donizete e Jaílton - formação mais cautelosa do que a utilizada na última partida, com dois meias mais ofensivos. E apostar na técnica de Marcelinho Paraíba e na raça de Ariel para incomodar a defesa adversária.
É com esta formação que o treinador tem trabalhado e a escalação só não está totalmente definida porque o zagueiro Jeci corre algum risco de desfalcar a equipe. Poupado de parte dos treinos, o zagueiro deve ter condições normais de jogo. Caso não possa atuar, Démerson é que formará dupla com Dirceu, confirmado entre os titulares e com contrato renovado até o final de 2013.
Confirmado entre os titulares, na habitual função dupla de fechar o meio-campo e ajudar a dupla de zaga a marcar os atacantes rivais, Jaílton considera que a força vinda da maioria alviverde nas arquibancadas será fundamental para o time buscar a vitória. ''Graças a ela e ao nosso trabalho a equipe deu uma subida na competição. Paramos um pouco nos dois últimos jogos, mas esperamos voltar a vencer neste clássico'', conta o volante.
Cinco pontos á frente do adversário de domingo, o Atlético já reduziu bastante as chances de uma eventual queda de divisão e agora pensa em buscar a vaga na Sul-Americana. Para passar a figurar no grupo das oito equipes que se garantirão na competição continental, o Rubro-Negro precisa da vitória no clássico e de um tropeço de Santos ou Barueri.
''A gente sabe das dificuldades que vai ter no jogo, apesar do Coritiba vir de dois resultados ruins'', resume Alex Mineiro, que busca encerrar um tabu pessoal no domingo: ''eu nunca consegui marcar no Atletiba, apesar de já ter feito um gol no Coritiba jogando pelo Palmeiras, no ano passado''.

mockup