Dunga, sobre a bronca: Extrapolei
O meia defensivo Dunga, capitão da Seleção Brasileira, líder da esmagadora maioria dos jogadores da equipe, disse ontem que exagerou no jogo de terça-feira, contra Marrocos, quando gritou e deu uma cabeçada no atacante Bebeto. Reconheço que extrapolei, afirmou Dunga, depois do treino no estádio dos Três Pinheiros, em Ozoir-la-FerriSre.
O episódio da partida em Nantes, no noroeste da França, em vez de levantar qualquer dúvida sobre a liderança de Dunga, reafirmou que ele é uma espécie de dono do time, a principal referência dos atletas. Revoltado com o que apontou como demora de Bebeto para voltar do ataque para ajudar a defesa - numa cobrança de falta marroquina -, Dunga gritou, xingou e deu uma cabeçada leve (conforme comprovam imagens de TV) em Bebeto.
A seguir, vários jogadores, com o meia Leonardo à frente, intervieram para afastar os dois atletas, que batiam boca. Bebeto não vai sentir qualquer dificuldade por causa dos acontecimentos, disse Dunga. Basta ver como ele jogou no segundo tempo com o Marrocos. Conversamos no intervalo e depois da partida. Ele defendeu, no conteúdo, a sua postura: Todos nós temos responsabilidades. Se perdermos, um ou dois jogadores sairão. Ele [Bebeto] sabe quem vai sair, disse Dunga.
O atleta mais criticado pelos torcedores brasileiros que têm assistido às partidas da Seleção na França tem sido Bebeto. Já no primeiro tempo da vitória de 3 a 0 sobre a Seleção Marroquina, eles pediam a entrada de Denílson no lugar do atacante.
Dunga afirmou que a sua experiência nas duas últimas Copas pode ter contribuído para a atitude dura com Bebeto. Talvez por sofrer em 90 e ganhar em 94, eu sei o que tudo significa. Quem vai representar o Brasil e não obtém um resultado positivo sabe que a culpa vai cair sobre alguns. Se perdermos, já sei para quem vai sobrar a responsabilidade, disse Dunga. Na segunda-feira, ele afirmara não poder errar e ter de estar ligado 24 horas por dia.
O jogador acredita que há uma pressão suplementar sobre os jogadores que foram campeões em 94, para repetir o feito. Tudo o que envolve a Seleção Brasileira é polêmica. Já fui crucificado uma vez, sei para quem sobra a responsabilidade na derrota. Por isso, errei na forma.
O jogador disse ser franco e direto. Várias vezes, ele se referiu ao erro: Sei que errei. Estou arrependido. Todos erram, extrapolei, mas não gosto de perder.
Já em campo, Dunga havia mesmo voltado a falar com Bebeto, o abraçando em dois gols. O gesto público de dizer que pediu desculpas, conforme expressão usada pelo próprio Dunga ontem, ajuda a esfriar a repercussão do caso. Dunga continua, porém, o líder de antes. Antes do corte, por contusão, Romário era uma espécie de segunda referência dos jogadores. Agora, sobrou o capitão do tetracampeonato mundial.
Muitos atletas que participaram da fracassada campanha na Olimpíada de Atlanta-96, quando Bebeto era o capitão escolhido por Zagallo, acreditam que faltou uma liderança mais forte - justamente Dunga, que não foi convocado na cota de três jogadores com mais de 23 anos. A imagem do capitão do tetra, levantando em 94 o troféu de campeão no estádio Rose Bowl, em Pasadena (Califórnia, EUA), é forte não somente para os torcedores brasileiros, mas também para os jogadores mais jovens.
O técnico Zagallo disse, anteontem, que Dunga é a sua voz em campo. O treinador apoiou a atitude do jogador na partida contra o Marrocos, embora veja eventualmente exageros do meia defensivo. É a vontade de vencer, disse Zagallo.
Se houvesse uma espécie de autogestão do time, Dunga seria um titular inquestionável para os jogadores. A posição de Bebeto, no entanto, poderia ser ameaçada por Denílson e Edmundo.
Entre os mais mais próximos de Bebeto na seleção, estão Leonardo e Gonçalves. Na primeira folga na França, o atacante saiu com o meia, chamado de Léo por ele. Gonçalves, seu companheiro de clube (Botafogo), condenou publicamente as reclamações de Edmundo por ser reserva. Dunga não tem exatamente um grupo pequeno em torno dele. É apontado como líder por quase todos os jogadores. Taffarel é gaúcho, como ele. Aldair é outro tetracampeão. Edmundo é um amigo cuja aproximação foi feita por Romário.
É provável que, contra a Noruega, Dunga grite menos. Alguns amigos seus no time o aconselharam a se conter um pouco mais, para amenizar o clima com Bebeto. De qualquer maneira, por escolha de Zagallo e dos companheiros, Dunga segue sendo o líder da equipe.Agência Estado/Reuter(Não é permitida a reprodução total ou parcial desta foto dentro ou fora do Brasil)Palavra de capitão
Dunga, com Bebeto, ontem: Se perdermos, ele sabe quem vai sairAgência Folha





