Porto Alegre, 11 (AE) - O Inter se viu livre do rebaixamento com um gol do capitão Dunga. O time gaúcho venceu nesta quarta-feira o Palmeiras por 1 a 0, no Beira-Rio. Com o resultado, o time do técnico Luiz Felipe Scolari despediu-se do Campeonato Brasileiro e concentra-se agora na final do Mundial Interclubes em Tóquio, no próximo dia 30. Antes, enfrenta o San Lorenzo, dia 18, pela Copa Mercosul, em Buenos Aires.
Os jogadores do Palmeiras entraram com coletes negros em campo, carregando uma faixa, onde estava escrito: "Jogamos sob protesto, mas em respeito ao futebol brasileiro". O clima de decisão estava no ar. Os jogadores gaúchos demoraram a entrar no campo, queriam começar a correr mais tarde que os concorrentes diretos. O jogo começou com dez minutos de atraso.
O começo foi nervoso. Foram poucos os lances que levaram perigo. O Palmeiras, sem o meia Alex, servindo a Seleção Brasileira Sub-23, não conseguia articular as jogadas, mesmo com três atacantes Evair, Paulo Nunes e Asprilla. O Inter tomava a iniciativa das jogadas, explorando principalmente a ponta direita, onde Fabiano, Almir e Denílson aproveitavam o vazio deixado pelo lateral Júnior, que apoiava o ataque. Fabiano era o atacante mais perigoso.
Luiz Felipe, percebendo a apatia do time, mudou no intervalo. Trocou o lateral Arce, que estava apático, e colocou Jackson, deslocando Rogério para a ala direita. O técnico justificou: "O empate não nos classifica. Nem a derrota. O jeito é deixar o time mais ofensivo e buscar a vitória."
A partida melhorou no segundo tempo. O Palmeiras teve uma boa chance logo aos três minutos: Júnior recebeu lançamento de Galeano, cruzou e Paulo Nunes chutou na trave. O Inter retrucou. O atacante Celso, que entrou no lugar do lateral Gustavo, recebeu a bola sozinho e carimbou a trave de Marcos.
O Inter marcou aos 35 minutos, com um gol de cabeça de Dunga, após cobrança de falta. O zagueiro Agnaldo, precipitado, ficou parado sobre a linha do gol e deu condição aos jogadores gaúchos. Dunga percebeu, adiantou-se e cabeceou para marcar. Um último susto: Pena
Era o resultado que os gaúchos precisavam para escapar do rebaixamento. No final, as luzes do Beira-Rio foram apagadas faltando um minuto. Luiz Felipe ficou irado: "Este time merecia cair para a 10ª divisão." Os gaúchos insistiram em continuar o jogo, argumentando que dava para jogar. As luzes voltaram 14 minutos depois, reiniciando a partida. Pena quase empatou. FICHA TÉCNICA Inter: João Gabriel, Denílson, Lúcio, Anderson e Gustavo (Celso); Enciso, Dunga, Claiton e Elivélton; Fabiano e Almir. Técnico: Emerson Leão. Palmeiras: Marcos, Arce (Jackson), Cléber, Agnaldo (Edmílson) e Júnior; Galeano, Rogério, Zinho e Evair (Pena); Asprilla e Paulo Nunes. Técnico: Luiz Felipe Scolari. Juiz: Márcio Rezende de Freitas. Cartões amarelos: Asprilla, Enciso e Cléber. Renda e público: não divulgados. Local: Porto Alegre, hoje à noite.

mockup