Dunga, por pouco, não deu cabeçada em Bebeto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de junho de 1998
Agência Estado 
Era para ser uma vitória tranquila. Não foi. A Seleção Brasileira provou que ainda não tem um completo equilíbrio emocional. Os jogadores começaram brigando entre eles e acabaram o jogo trocando beijinhos carinhosos. Dunga foi o espelho desta oscilação.
Aos 35 minutos do primeiro tempo, quando o Brasil vencia por 1 a 0, discutiu asperamente com Bebeto e por pouco não acertou-lhe uma cabeçada, sendo contido por Leonardo. Eu gritei com o Bebeto porque ele era o homem para ficar na frente da bola naquela falta na entrada da área e não voltou rapidamente para a defesa, justificou o capitão da Seleção. Nove minutos depois, a nova vítima de Dunga foi Rivaldo, xingado por ter prendido demais a bola.
Tudo mudou dois minutos depois com o gol do próprio Rivaldo. Dunga foi abraçá-lo, mas antes foi cumprimentar particularmente Bebeto, afagando a cabeça do atacante, seu companheiro de Seleção desde os tempos de júnior, em 1983. No intervalo, Bebeto recebeu o apoios de todos os jogadores que estavam no banco de reservas da seleção, principalmente de Edmundo.
Também criticado pela torcida, que pediu a entrada de Denílson em seu lugar desde o primeiro tempo, Bebeto só pôde desabafar aos 4 minutos do segundo tempo, quando fez o seu gol. Na comemoração, foi levantado em triunfo pelos demais jogadores. Quando foi substituído por Edmundo, aos 26 minutos da segunda etapa, Bebeto trocou beijinhos com o colega, o novo ritual da Seleção no momento das alterações.
Tudo parecia superado, mas, irritado, Bebeto não apareceu na entrevista coletiva dos jogadores e pela primeira vez não falou com a imprensa. Coube a Dunga, ao técnico Zagallo e aos demais jogadores uma justificativa sobre o incidente. Eu grito com todo mundo mesmo e vou continuar gritando: numa Copa do Mundo, qualquer distração pode pôr tudo a perder.
Respeitado e até temido por alguns jogadores, Dunga ganhou apoio no vestiário. Ele falou o que tinha de ser dito: é o capitão do time, disse o técnico Zagallo. Prestigiado, Dunga deu o recado para o próximo jogo. Estamos classificados em primeiro lugar, mas vamos ter de ganhar da Noruega de qualquer maneira: Seleção Brasileira, se não vencer até treino, entra em crise.


