Dunga convoca londrinense para Olimpíada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de julho de 2008
Agência Estado 
Rio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou ontem os 18 convocados para defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os três jogadores com mais de 23 anos chamados são o atacante Robinho, do Real Madrid, o meia Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, e o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense. Dentre os escolhidos pelo técnico Dunga está o lateral-direito londrinense Rafinha.
Ele está fazendo a pré-temporada com o Schalke 04, em Gelsenkirchen, na Alemanha, e ontem não foi localizado pela reportagem da FOLHA. O lateral esteve em Londrina até o final de junho passando férias com a família. Na época, disse estar ''muito confiante'' em integrar a lista olímpica definitiva.
Dunga disse que, por causa do número limitado de convocados, preferiu jogadores polivalentes. ''Foram convocados três laterais, três zagueiros e três volantes. Do meio para a frente, houve maior diversificação, com a preocupação de escolher jogadores versáteis, que sejam rápidos e também com boa presença de área'', afirmou o técnico, em nota no site da CBF - não houve entrevista para anunciar os convocados.
A experiência também pesou, e por isso Dunga chamou vários jogadores no limite da idade - nascidos a partir de 1.º de janeiro de 1985. ''O fator experiência pode ser decisivo, por isso, foram chamados muitos jogadores de 1985, e mesmo os mais novos já têm experiência internacional'', explicou Dunga.
A entidade ainda não sabe as datas oficiais para o período de preparação. ''A CBF vem fazendo insistentes contatos com a Fifa, no sentido de ser fixado oficialmente o dia de início dos treinos, mas até agora sem obter uma resposta conclusiva'', prossegue a nota.
O Brasil está no Grupo C e estréia na Olimpíada diante da Bélgica, no dia 7 de agosto, um dia antes da cerimônia de abertura. Depois, joga contra a Nova Zelândia, no dia 10 de agosto, e a China, no dia 13. Os dois primeiros da chave se classificam para as quartas-de-final.
Os 18 convocados por Dunga: goleiros - Diego Alves (Almería-ESP) e Renan (Internacional); zagueiros - Alex Silva (São Paulo), Breno (Bayern de Munique-ALE) e Thiago Silva (Fluminense); laterais - Rafinha (Schalke 04-ALE), Ilsinho (Shakhtar Donetsk-UCR) e Marcelo (Real Madrid-ESP); meias - Anderson (Manchester United-ING), Hernanes (São Paulo), Lucas (Liverpool-ING), Diego (Werder Bremen-ALE), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona-ESP) e Thiago Neves (Fluminense); atacantes - Alexandre Pato (Milan-ITA), Jô (Manchester City-ING), Rafael Sobis (Betis-ESP) e Robinho (Real Madrid-ESP).


