São Paulo, 21 (AE) - A excelente campanha da Arcor/Santo André no Campeonato Nacional Feminino de Basquete pode ser fortalecida neste sábado, com a décima vitória consecutiva da equipe de Janeth em um duelo de cestinhas contra a pivô Karina, da Quaker/Campinas. Campinas (em 5º lugar, com 13 pontos) e Santo André, líder invicto com 18 pontos (9 vitórias), jogam às 15h40 (com transmissão, ao vivo, da TV Bandeirantes). Completam a rodada, às 19 horas, BCN/Osasco x AA Guaru e América/Ourinhos/Unimed x Taschibra/Vasto Verde e às 21 horas, Sport Recife x Paraná Basquete (com SporTV).
O jogo entre Campinas e Santo André colocará frente a frente as quatro principais cestinhas do Campeonato Nacional. Karina, de Campinas, é a primeira do ranking com 268 pontos (média de 29.8) e a pivô Marta, terceira, com 184 pontos (20.4). Santo André tem a ala Janeth, com 261 pontos (29,1), a segunda cestinha do Nacional e a quarta colocada no ranking das melhores marcadoras, a ala Adriana, com 183 pontos 20.3. A Arcor tem ainda o melhor ataque da competição com a média de 90,44 pontos por jogo.
"É um jogo sem favorito", afirma o técnico Antônio Carlos Barbosa, de Campinas, que perdeu para Santo André, por 74 a 70, no primeiro confronto entre os dois times. "De lá para cá as jogadoras assimilaram melhor a filosofia de jogo e a equipe vem evoluindo a cada rodada; o mais importante será exercer uma boa marcação defensiva, principalmente na Janeth, e ter tranquilidade na hora das finalizações."
Masculino - O Vasco entra em quadra para tentar chegar à liderança do Campeonato Nacional Masculino de Basquete contra o último colocado A Hebraica/Blue Life, às 17 horas, no ginásio do Nova Friburgo Country Club (com Globosat/SporTV). Vasco e Hebraica possuem campanhas opostas no Nacional. Vasco é o segundo colocado com 14 vitórias e 2 derrotas (30 pontos) e A Hebraica é a última, com 2 vitórias e 15 derrotas (19 pontos).
O Vasco, que está fazendo os jogos que foram adiados do Nacional para poder disputar a Liga Sul-Americana, venceu o AGF/Casa Branca na quinta-feira, por 78 a 69. Apesar do resultado positivo, o técnico Hélio Rubens Garcia reclamou da atuação da equipe. "Jogamos muito mal", afirmou. "Conversei com os jogadores e mostrei que é importante vencer nesse jogo porque além de voltarmos à liderança, manteremos a vantagem de decidir em casa na próxima fase."