Duelo contra o Bahia é um divisor de águas para o Palmeiras na temporada
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, S (FOLHAPRESS) - Na véspera da partida contra o Bahia, neste sábado (12), às 19h (TNT e Premiere), no Allianz Parque, o Palmeiras deu poucas pistas da escalação que pretende mandar a campo.
A formação escolhida pela comissão do técnico Abel Ferreira para o duelo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro deve indicar as prioridades do time alviverde para esta reta final de temporada, com muitos jogos e pouco tempo para treinar e dar descanso aos atletas.
Sétimo colocado no Brasileiro, 12 pontos atrás do líder São Paulo (50 a 38) -mas com um jogo a menos-, o Verdão tende, a partir de agora, a priorizar os mata-matas, sobretudo o da Libertadores.
Uma vitória poderá até deixar o Palmeiras no G-4 --ou próximo dele--, mas um tropeço associado a um triunfo do Santos significaria a queda para oitavo.
Na terça-feira (15), o time de Abel tem o jogo de volta com o Libertad (PAR), às 21h30, no Allianz Parque, pelas quartas de final. Na ida, houve um empate em 1 a 1. Apesar de ter sido um bom resultado fora de casa, o rendimento da equipe, assim como no clássico com o Santos, poucos dias antes, foi abaixo do esperado.
Nos últimos 30 dias, o elenco palmeirense disputou nove partidas, uma média de um jogo a cada três dias. O cansaço dos jogadores em razão da maratona ficou evidente.
Contra Santos e Libertad, o Alviverde não apresentou o bom futebol recente sob o comando do português. Faltou o toque de bola objetivo, as triangulações, e sobrou a aposta em bolas longas e inversões de jogo. A maioria delas sem sucesso.
"Estamos tendo problemas com o físico, com muitas dificuldades com companheiros lesionados e outros com Covid-19", disse o zagueiro Gustavo Gómez.
Nesses dois jogos, além dos desfalques dentro de campo, o Palmeiras não pôde contar com Abel Ferreira. O técnico ainda segue isolado por ter contraído a Covid-19. Ele também não estará no Allianz Parque neste sábado.
Além dele, Felipe Melo, Wesley, Luan Silva, Patrick de Paula e Luiz Adriano estão no departamento médico e são desfalques certos, assim como Zé Rafael, suspenso por cartão vermelho, e Lucas Lima, que acumula três cartões amarelos.
Todos os demais atletas do elenco estão liberados para encarar o Bahia, mas a escalação é um mistério.
Além do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, a equipe alviverde ainda terá outro mata-mata pela frente, já que está na semifinal da Copa do Brasil. No dia 23, às 21h30, no Allianz Parque, o Palmeiras recebe o América-MG.
PALMEIRAS
Weverton; Gabriel Menino, Luan (Kuscevic), Gustavo Gómez (Alan Empereur), Matías Viña; Emerson Santos, Danilo, Raphael Veiga; Gabriel Veron, Willian, Gustavo Scarpa (Rony). T.: Vítor Castanheira
BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho, Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo, Daniel; Rossi, Élber (Fessin), Gilberto. T.: Mano Menezes
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo
Horário: 19h deste sábado
Juiz: Rafael Traci (SC)