Duas escolas, uma revanche
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de maio de 2016
France Presse 
Milão - Como aconteceu há dois anos, a grande final da Liga dos Campeões será 100% madrilenha, com técnicos e estilos de jogo totalmente opostos no clássico entre Real Madrid e Atlético, neste sábado, às 15h45, no Estádio San Siro de Milão.
Em 2014, em Lisboa, o Real venceu por 4 a 1 na prorrogação, um desfecho cruel para os colchoneros, que tinham a mão na taça até Sergio Ramos empatar em 1 a 1 nos acréscimos, abrindo o caminho para a conquista da tão esperada "La décima".
Na época, Zinedine Zidane, técnico atual dos merengues, ainda era auxiliar do italiano Carlo Ancelotti, mas o argentino Diego Simeone já estava à frente do Atlético, que comanda com sucesso desde 2012.
A final deste sábado coloca frente à frente dois jogadores de caraterísticas opostas, que se enfrentaram várias vezes nas décadas de 90 e 2000.
Simeone, conhecido pela garra em campo, continua transmitindo o espírito de luta aos jogadores, enquanto Zidane, um gênio com a bola no pé, prefere transmitir o máximo de serenidade.
O próprio argentino fez questão de elogiar o ex-craque francês. "Temos que parabenizar Zidane pelo trabalho fabuloso, ele deu intensidade e velocidade ao ataque e deu tranquilidade à equipe", comentou.
REVANCHE
Na única vez em que se enfrentaram como treinadores de Real e Atlético, em fevereiro, Zizou não encontrou soluções diante do nó tático imposto e sofreu seu primeiro revés no comando dos merengues, com derrota por 1 a 0 em pleno Santiago Bernabéu.
Na Liga dos Campeões, os dois times tiveram trajetórias bem diferentes. Enquanto Real teve um caminho bastante fácil rumo à "undécima", com confrontos com os inexperientes Wolfsburg e Manchester City nas quartas e semifinais, o Atlético cruzou o caminho de grandes favoritos ao título.
Nas quartas, eliminou o Barcelona, quando o estilo pragmático de Simeone triunfou sobre "tika-taka" catalão. Na semi, mais uma oposição de estilos, contra o Bayern de Pep Guardiola, que reinventou o jogo do Barça.
No sábado, a saga chegará ao seu ápice, já que o Atlético, antes primo pobre e eterno freguês do Real, terá a oportunidade de lavar a alma diante do arquirrival, deixando para trás a final de 2014.
Já Zidane não tem sede de vingança, mas tentará provar que é digno de treinar um grande clube como o Real apesar da pouca experiência.
Como o francês disse recentemente, "o primeiro objetivo" foi alcançado com a classificação para a final, mas uma derrota pode colocar tudo a perder, tanto que já existem rumores de que corre risco de ser demitido se não voltar de Milão com o título.
Em 2002, Zizou já tinha sentido o gostinho de levantar a "taça orelhuda" como jogador, ao marcar um gol antológico na vitória sobre o Bayern Leverkusen, em Glasgow.
DUELO DE LATERAIS
Dessa vez, o francês não poderá balançar as redes, mas contará com o craque português Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da história da competição, com 94 gols marcados. Foram 16 apenas nesta temporada, um apenas que o próprio recorde para uma única edição da Champions, que estabeleceu em 2014.
A forma física de CR7 ainda é uma incógnita, mas o próprio jogador fez questão de tranquilizar a torcida ao afirmar que estaria em condições "perfeitas" para a grande final, apesar de ter interrompido um treino mais cedo na terça-feira.
Do lado do Atlético, a principal aposta de gols é o francês Antoine Griezmann, que marcou 32 vezes em 53 jogos nesta temporada.
Três brasileiros devem ser titulares em Milão, com um duelo à distância de laterais esquerdos entre Marcelo, do Real, e Filipe Luís, do Atlético, sendo que apenas o segundo foi convocado por Dunga para a Copa América do Centenário.
Quem também irá aos Estados Unidos em junho é o volante Casemiro, que ajudou a equilibrar o meio de campo merengue.
Em Milão
Real Madrid: Keylor Navas; Carvajal, Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Luka Modric, Casemiro e Toni Kroos; Gareth Bale, Karim Benzema e Cristiano Ronaldo. T: Zinedine Zidane
Atlético: Jan Oblak; Juanfran, Stefan Savic, Diego Godín e Filipe Luis; Saúl, Koke, Gabi e Augusto Fernández; Griezmann e Fernando Torres. T: Diego Simeone
Árbitro: Mark Clattenburg (ING)
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio San Siro (Giuseppe Meazza)


