Velocidade acima dos 450 km/h, adrenalina a mil com os mais de 200 carros na pista do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC). Estes são os ingredientes para o 2º Festival Brasil/Estados Unidos de Arrancada que acontece nos dias 18 e 19 de outubro em Pinhais.
Além dos Dragsters, que ultrapassam os 300 km/h, o público que comparecer no AIC, no próximo final de semana, vai poder conferir os Jet Cars, os carros a jato que são impulsionados por turbina de avião F5, numa força de 15 mil HPs.
O show começa já na preparação dos carros para a entrada na pista. Na hora do aquecimento dos pneus, as derrapagens sobre um trecho de pista molhada, levantando uma nuvem de vapor capaz de esconder os carros. A aceleração é tanta que os pneus precisam ficar parafusados para que o aro não patine sozinho.
E o segredo da velocidade é o combustível. Na categoria Top Fuel, a combinação de metanol com nitrometano, que é conhecido como ‘‘dinamite líquida’’ é o que faz os carros atingirem mais de 300 km/h, percorrendo um quarto de milha em menos de oito segundos. Neste percurso são gastos em média 37 litros de combustível.
Os dois Jet Cars que estarão se apresentando no Autódromo Internacional de Curitiba, no próximo final de semana, vêm dos Estados Unidos especialmente para o Desafio Internacional Brasil/Estados Unidos. Os carros a Jato atravessam, 1/4 de milha (402 metros) em um tempo de cinco segundos, numa velocidade que pode superar os 450 km/h.
Ontem, o piloto americano Kirk Kuhns, esteve em Curitiba para fazer uma pequena demonstração do que vai ser o festival de Arrancada no próximo domingo. Ele pilotou um Corvette Pro Modified, carro que pode chegar a uma velocidade de 360 km/h, e custa aproximadamente US$ 125 mil.
Segundo Kuhns, o Autódromo Internacional de Curitiba é um dos melhores e mais bem equipados no mundo. Ele disse ainda que neste final de semana o festival de Arrancada vai ser para valer e que os americanos vêm para ganhar. Sobre o interesse do público brasileiro em assistir ao Festival, ele disse que está impressionado. ‘‘Nos EUA a competição existe há mais de 50 anos e é uma das mais populares, mas no Brasil esta categoria chegou há pouco mais de 12 anos e já está fazendo um grande sucesso’’, diz. Neste ano haverá ainda a apresentação de arrancada de motos. Onde irão participar dez motocicletas de 650 a 1000 cilindradas.

mockup