Dorival tem seu primeiro desafio à frente da seleção brasileira
Com apenas 5 jogos no comando do Brasil, técnico precisa vencer o Paraguai nesta sexta-feira para não se complicar na Copa América
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de junho de 2024
Com apenas 5 jogos no comando do Brasil, técnico precisa vencer o Paraguai nesta sexta-feira para não se complicar na Copa América
Claudemir Scalone
Anunciado no dia 10 de janeiro deste ano como substituto de Fernando Diniz na seleção brasileira, o técnico Dorival Júnior encara seu primeiro grande desafio no comando do Brasil. Precisa vencer o Paraguai nesta sexta (28), às 22 horas, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, para manter as chances de classificação às oitavas de final da Copa América. A Colômbia lidera o grupo D com 3 pontos após vencer o Paraguai na estreia. Já o Brasil, apesar da insistência no ataque, ficou no zero a zero com a frágil Costa Rica.
Também nesta sexta, a favorita seleção colombiana enfrenta a Costa Rica, às 19 horas, e pode garantir vaga antecipada com uma vitória.
O ainda incipiente trabalho de Dorival Júnior - comandou a seleção em apenas 5 partidas com duas vitórias e três empates - será colocado à prova no difícil encontro com a seleção paraguaia que sempre faz duelos acirrados com o Brasil.
O calor tem sido um fator de preocupação da comissão técnica brasileira. Os termômetros registraram temperaturas superiores a 40º C. O treinamento de quarta-feira foi retardado por duas horas. A atividade foi realizada no Bettye Wilson. O atacante Rodrygo, principal nome da seleção contra a Costa Rica, foi poupado do treino. O jogador ficou no hotel fazendo trabalho individualizado de controle de carga.
Para alívio de jogadores e torcida, o jogo desta sexta-feira no Allegiant Stadium, uma das arenas mais modernas dos Estados Unidos, conta com sistema de climatização.
Dorival foi criticado por ter substituído Vinícius Júnior contra a Costa Rica e demorado para colocar o jovem Endrick na equipe. Diante do Paraguai, há a possibilidade de o trio de atacantes do Real Madrid - Rodrygo, Vini Jr e Endrick - finalmente iniciar a partida. Na segunda-feira (24), Vini Jr. acabou substituído e Endrick entrou depois - ambos estiveram juntos em campo pela seleção em apenas 86 minutos somando quatro partidas.
Outra mudança deve ser a entrada de Wendel - revelado pelo Iraty e com passagem pelo Londrina - entrar no lugar de Guilherme Arana, que teve pálida presença contra os costarriquenhos.
Na terça-feira (2), o Brasil encerra a participação na primeira fase da competição enfrentando a Colômbia.
PARAGUAI
A seleção paraguaia conta com jogadores bem conhecidos do público brasileiro como o zagueiro Balbuena, ex-Corinthians, e o volante Villasanti, do Grêmio. Gomes, que joga no Palmeiras, está na reserva. O grande nome da equipe pe o atacante Almirón, do Newcastle. O técnico Daniel Garnero pode promover as entradas de Romero, do Corinthians, ou Matías Rojas, do Inter Miami. Bareiro. (Com informações da assessoria da CBF)
FICHA TÉCNICA
EM LAS VEGAS
BRASIL
Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinícius Júnior e Raphinha (Endrick). Técnico. Dorival Júnior.
PARAGUAI
Rodrigo Morínigo; Gustavo Velázquez, Fabián Balbuena, Omar Alderete e Matías Espinoza; Andrés Cubas, Mathias Villasanti e Hernesto Caballero (Damián Bodadilla); Julio Enciso, Miguel Almirón e Alex Arce (Adam Bareiro). Técnico: Daniel Garnero.
Árbitro: Piero Maza Gomez (Chile)
Estádio: Allegiant Stadium
Horário: 22h (De Brasília)