Dorival quer transformar a seleção em um time de Premier League
A Liga Inglesa é vista pelo treinador da seleção brasileira como um exemplo a ser seguido
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de março de 2024
A Liga Inglesa é vista pelo treinador da seleção brasileira como um exemplo a ser seguido
Lucas Musetti Perazolli e Thiago Arantes Folhapress

Londres - A seleção brasileira de Dorival Júnior ainda não entrou em campo, mas pelo trabalho da comissão técnica nos bastidores e os primeiros treinos, é possível perceber uma inspiração: as maiores equipes da Premier League, o Campeonato Inglês, considerado o melhor torneio nacional da Europa.
A Liga Inglesa é vista por Dorival Júnior e comissão técnica como um exemplo a ser seguido, seja em questões técnicas e táticas, passando por estrutura e organização.
Nas primeiras atividades em Londres, Dorival mostrou muita preocupação com elementos técnicos e táticos que são a marca dos principais times da Premier League: passes rápidos e precisos, intensidade e marcação sob pressão.
Mesmo durante as rodas de "bobinho" do aquecimento, ele incentivava os jogadores a tocarem a bola de forma dinâmica.
A ideia de instaurar um "estilo Premier League" na seleção deve pesar para a definição do meio-campo titular contra a Inglaterra. A tendência é que três jogadores da liga inglesa sejam escalados no setor: Douglas Luiz, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá.
O meio-campo é visto como fundamental nesta nova fase da seleção. A avaliação da comissão técnica é que o setor precisa dar mais dinamismo ao jogo. Além do trio que deve começar como titular, Andreas Pereira e João Gomes jogam na liga inglesa.
"O ritmo de jogo é muito intenso, vocês sabem e acompanham. A Liga da Inglaterra pode ser uma das mais fortes, se não for a maior pela intensidade e qualidade. Não só os ingleses, mas pela qualidade dos estrangeiros. Podemos ajudar aqui com a intensidade da Premier", afirma Andreas Pereira.

OLHAR IN LOCO
Antes de sua primeira convocação, o técnico passou um período na Inglaterra vendo treinos, indo a jogos e analisando como trabalham alguns dos principais clubes da Premier League.
O técnico ficou impressionado com a estrutura dos clubes que visitou, principalmente pela qualidade do gramado e acredita que isso afeta diretamente no jogo rápido e intenso da Premier League.
A observação rendeu conversas particulares com jogadores como Richarlison e Andreas Pereira. Na primeira lista de convocados, o treinador chamou 9 atletas que atuam na Premier League - três deles (Casemiro, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli) forram cortados por lesão.
"Ele esteve no CT do Tottenham, viu como é a estrutura lá, conversou com nosso treinador. O estilo de jogo deles é meio parecido, é um jogo agressivo. Ele gostou muito", diz Richarlison, atacante do Tottenham e da seleção.
TIME TITULAR
Dorival Júnior aumentou o mistério da seleção brasileira antes de enfrentar a Inglaterra, sábado, em Wembley. O treinador separou dois times em campo antes dos 15 minutos permitidos para a imprensa, mas as escalações não representam equipe titular e reserva.
O time de colete teve dois goleiros se alternando: Rafael (Bento), Danilo, ;Murilo, Beraldo e Ayrton Lucas; João Gomes, Pablo Maia, Bruno Guimarães e Andreas Pereira; Savinho, Vini Jr e Richarlison.
A formação sem colete contou com 12 jogadores de linha: Leo Jardim, Yan Couto, Bremer, Fabricio Bruno e Wendell; André, Douglas Luiz e Lucas Paquetá; Pepe, Raphinha, Galeno, Rodrygo e Endrick.
Rodrygo e Vini Jr, dois dos titulares, estiveram em formações diferentes. Dorival evitou qualquer pista nos três primeiros dias de treino até agora.

