Doping pega o meia Lopes do Palmeiras
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de outubro de 2000
Agência Folha De São Paulo
Vencer o líder da Copa João Havelange, que também foi o primeiro colocado em seu grupo na Copa Mercosul. Essa é a missão do Palmeiras amanhã, a partir das 21h40, no Parque Antarctica, na primeira partida contra o Cruzeiro pelas quartas-de-final da competição. O Alviverde joga esta noite em meio ao escândalo provocado pelo doping do meia Lopes. A Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou ontem à noite que detectou a presença de cocaína e de seu metabólito (produto do metabolismo) benzoilecgonina na urina do meia do Palmeiras.
O resultado positivo foi encontrado na urina do jogador colhida na partida contra o Atlético-MG, dia 14, no Parque Antarctica, pela Copa João Havelange. Na ocasião, o time paulista venceu por 3 a 2 e o jogador chegou a marcar um gol.
O anuncio do doping foi feito pelo presidente da comissão, Tanus Jorge Nagem. É o primeiro caso de doping no módulo azul da Copa João Havelange, que corresponde à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em princípio, o jogador deverá ser suspenso preventivamente por até 29 dias, até que o caso seja julgado pela Justiça desportiva.
Hoje, o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Luiz Zveiter, deverá anunciar a punição preventiva. Se Lopes for condenado, poderá pegar até 360 dias de suspensão. O jogador não quis dar entrevista ontem. Segundo o diretor de futebol do Palmeiras, Américo Faria, Lopes negou ter consumido cocaína como apontou seu exame.
O Palmeiras e o Cruzeiro já se enfrentaram três vezes nos últimos dois meses, com duas vitórias cruzeirenses ambas no Parque Antarctica e um empate, no Mineirão. Para deixar mais difícil a tarefa do Palmeiras, o Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e fazer a segunda partida em casa.
Galeano atuará improvisado como zagueiro, devido à suspensão de Paulo Turra e à falta de ritmo de jogo de Gilmar. Tuta e Juliano após os dois gols que cada um marcou contra o Santa Cruz, sábado, pela Copa JH devem formar o ataque. Basílio, também voltando de contusão, pode iniciar o jogo.