OPINIÃO
Dobradinha à vista em Spa
Alberto MacedoFavorito de nove entre dez pilotos, o circuito de Spa-Francorchamps, que sedia hoje a 12ª etapa da Fórmula 1, pode dar de volta a liderança para Mika Hakkinen. Com seus 6.968 metros e disputada em 44 voltas, a corrida de hoje tem tudo para terminar em dobradinha da McLaren. O longo circuito com curvas e retas bem ao gosto dos competidores, faz com que o time inglês seja o favorito absoluto, a não ser, é claro, que algum problema mecânico ou um erro venha a comprometer a prova. Para o líder Eddie Irvine o melhor negócio é tentar sair bem entre os primeiros e manter a posição que lhe dê pontos suficientes para continuar na ponta. Quanto aos brasileiros, Rubens Barrichello está animado, mas a grande notícia deve ser mesmo a confirmação de que deverá correr pela Ferrari em 2000.
- Um fato interessante acontece no automobilismo americano. Tanto na Fórmula Indy como na Indy Lights, o domínio, até pouco tempo atrás inimaginável, é de pilotos espanhóis. Na Indy, o estreante Juan Pablo Montoya é a grande sensação, tendo vencido seis das 15 provas realizadas, um novo recorde na categoria para os novatos. Além disso ele lidera o campeonato com 172 pontos, travando um belo duelo com o escocês Dario Franchitti. Montoya, que pertence à equipe Williams de F-1 – veio para a Indy com a ida de Alessandro Zanardi – para o time inglês, se adaptou tão bem aos circuitos ovais que até parece um veterano.
Na Indy Lights, categoria de acesso à Indy, o piloto Oriol Servia não venceu nenhuma das dez etapas mas está em primeiro devido a sua regularidade, tendo pontuado em todas as corridas. Desconhecido no meio até então, Servia surge como outra atração da categoria, ele que luta pelo título com o americano Casey Mears. Tanto Montoya quanto Servia mostram que se, até agora, a Espanha não tinha muita tradição dentro das pistas, uma nova geração está surgindo.
- O Brasil pode conquistar amanhã o primeiro título de 99 no automobilismo internacional. E o autor desta façanha é o amazonense Antonio Pizzonia Jr., o maior destaque brasileiro este ano no exterior. Pizzonia participa da 11ª etapa da Fórmula Renault Inglesa, ele que já ganhou oito das dez etapas disputadas. E o piloto não pára por aí. Ele obteve ainda um segundo lugar além de fazer nove poles e ser o dono de dez melhores voltas.
Pizzonia, que completa 19 anos no dia 11 de setembro, é o atual campeão inglês de F-Vauxhall Jr., além de colecionar vitórias desde que foi para a Inglaterra, em 96. De lá para cá, em 69 corridas que participou ele ganhou 37, ficou 16 vezes em segundo e quatro em terceiro. Ele marcou ainda 40 poles e 37 melhores voltas. Este ano ele participa ainda do Europeu de F-Renault na qual é o vice-líder e com grandes chances também de faturar este campeonato.

mockup