SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Novak Djokovic não conseguiu passar pelo tenista tcheco Jiri Vesely nas quartas de final do ATP 500 Dubai. Derrotado nesta quinta-feira (24), com parciais de 6/4 e 7/6, ele está fora do torneio nos Emirados Árabes.

Além da partida, o sérvio também perderá o posto de número 1 do ranking mundial de tênis. Isso porque tinha que defender os 500 pontos por seu atual título e, com a derrota, perderá 410. Por outro lado, o número 2, Daniil Medvedev já está nas quartas de final do ATP 500 de Acapulco e somou 90 pontos.

Ou seja, mesmo que perca para Yoshihito Nishioka, às 20h desta quinta, o russo ultrapassa Djoko e deve ser o número 1 do ranking na próxima segunda (28). Será a primeira vez que o sérvio sairá do topo do ranking após mais de dois anos.

Djokovic chegou a Dubai após sua pausa forçada por decidir não se vacinar contra a Covid-19 e ser impedido de participar do Aberto da Austrália. Nesta quinta, ele não conseguiu superar o número 128 do mundo, que planejou uma partida corajosa contra o então líder do ranking.

O sérvio mostrou falta de arremesso em pontos de tensão e desconforto para competir contra um adversário que quebrou seu saque desde o início. O sérvio até recuperou o serviço no terceiro game do primeiro set, mas não foi suficiente.

Vesely aguentou as trocas para criar mais opções de quebra no sétimo game do set e forçou Djokovic a reagir com saques. O tcheco aumentou para 0-30 no segundo game do set e depois continuou segurando até 3-3.

Foi então que o tcheco, com boas forças e contra um hesitante Djokovic, desferiu um golpe para o 4-3 que o deixou a um passo da vitória. No entanto, sérvio não entregou tão fácil. Perdendo por 5 a 3, ele conseguiu esticar a partida até o tie-break. Mas o tom da festa não mudou.

Então veio um ponto que parecia marcar uma mudança de tendência. Um bom direito de Vesely foi considerado ruim pelo juiz, que mandou voltar o ponto. De um possível 5-2, eles foram para 4-3 após um erro com o voleio do tcheco.

Mesmo aparentemente com sorte, Djokovic não completou a reviravolta: uma dupla falta deu a vitória a Vesely, que não perdeu a chance e obteve um 7-4, um dos resultados mais importantes de sua carreira.

Assim, Novak Djokovic se despediu nas quartas de final do primeiro torneio que conseguiu disputar nesta temporada, esperando para ver o que acontece com uma turnê americana de Indian Wells e Miami, para a qual, como ele mesmo reconheceu, não está autorizado por ora a jogar.