Dirigente da Fifa reclama de críticas
PUBLICAÇÃO
sábado, 02 de fevereiro de 2013
Agência Estado 
São Paulo - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, publicou ontem a sua coluna mensal no site da entidade e aproveitou o espaço para alfinetar "algumas poucas pessoas" que estão criticando a preparação do Brasil para a Copa de 2014. Assim, ele fez coro ao discurso do ex-jogador Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, que na última quarta apontou um excesso de críticas da imprensa aos preparativos brasileiros e cobrou união de todos durante o processo.
"É muito difícil entender por que, em um país que vive e respira futebol e onde em breve torcedores estarão apoiando as melhores seleções do planeta, algumas poucas pessoas continuam a enxergar apenas aspectos negativos, mesmo que não haja nada de negativo", escreveu Valcke, que até filosofou para justificar a sua indignação com as críticas. "O Brasil é um país fantástico em todos os sentidos. Tenho orgulho de organizar ao lado dos brasileiros o maior evento esportivo do mundo. Como tudo na vida, porém, você pode ver o copo meio cheio ou meio vazio. É uma questão de atitude. Aqueles que o enxergam meio vazio correm grande risco de perder o momento quando o copo estiver finalmente cheio."
O dirigente da Fifa resolveu atacar os críticos, mesmo que de forma sutil, depois de também ter ficado constrangido, na última quarta-feira, ao ser questionado sobre a sua participação na candidatura brasileira para sediar a Copa de 2014, o que ocorreu pouco antes de ele mesmo integrar o Comitê Executivo da entidade que confirmaria o Brasil como anfitrião da competição, em 2007. Valcke negou, entretanto, que tenha havido conflitos éticos entre sua função como consultor do Brasil e o posterior cargo na Fifa. Ele alegou que ainda não era funcionário quando aceitou o convite para ser consultor.
Antes de reclamar dos críticos, mesmo sendo ele próprio um antigo crítico dos atrasos brasileiros, Valcke usou a sua coluna desta sexta-feira para fazer uma série de elogios à preparação do Brasil para o Mundial - nesta semana, o dirigente realizou mais uma vistoria por algumas sedes, passando por Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio.
"A minha confiança no Brasil é baseada na firme responsabilidade assumida pelos governadores e prefeitos em cumprir com os seus compromissos na garantia de que todos os seis estádios da Copa das Confederações estarão concluídos até meados de abril para que, assim, possam receber pelo menos dois eventos-teste adequados antes do início do torneio".


