SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Não bastasse ter de lidar com a falta de vitórias no Campeonato Brasileiro —até aqui são duas derrotas e um empate, com direito a um ataque zerado na competição—, o técnico Hernán Crespo, do São Paulo, tem de lidar com outro problema: o número de desfalques.

Nesse sentido, em que pese a seca do sistema ofensivo, o setor que mais preocupa é a zaga. Arboleda disputa a Copa América com o Equador, e Miranda tem um estiramento na coxa esquerda. Assim, Crespo fica sem dois titulares imprescindíveis para o 3-5-2 que ele adotou desde que chegou ao São Paulo.

Para o jogo contra a Chapecoense nesta quarta-feira (16), Bruno Alves e Léo estão liberados. O problema é a falta de opções para escolher a última peça do trio de defesa. Diego Costa, reserva imediato para a zaga, não vive boa fase.

A outra opção é o zagueiro Rodrigo, que subiu das categorias de base nesta temporada e ainda não teve minutos suficientes para ser alçado ao posto de titular. No último domingo (13), contra o Atlético-MG, ele não esteve nem entre os relacionados para a partida.

Diante do 4 de Julho (PI), pela Copa do Brasil, Crespo utilizou Orejuela como zagueiro, mas a experiência não rendeu o esperado e não foi repetida.

Outra opção poderia ser Walce, mas o zagueiro, que estava em processo de recuperação e perto de voltar, teve de passar por nova cirurgia no joelho esquerdo, agora para corrigir uma insuficiência no enxerto, e realizou a reconstrução do ligamento cruzado.

A esperança de Crespo para fortalecer o setor de marcação fica na possível volta de Luan. O volante, que estava com um edema na região posterior da coxa esquerda, já chegou a jogar na zaga quando Fernando Diniz era técnico do time, e pode ser aproveitado na função, seja atuando propriamente como zagueiro ou como volante, mas fazendo a função de terceiro elemento para desafogar e ajudar na saída de bola.

A dificuldade que o São Paulo vem encontrando para marcar gols também pode influenciar em uma mudança tática por Crespo. Na derrota recente para o Atlético-MG, o argentino abandonou a ideia de jogar com três beques quando Miranda precisou ser substituído.

Em vez de escolher o zagueiro Diego Costa, o treinador optou pela entrada do lateral direito Igor Vinícius, formando uma linha de quatro defensores. Assim, adiantou Rigoni para uma terceira linha, na formação de um sistema 4-2-3-1.

Na etapa final, precisando marcar para empatar o jogo, Crespo ainda mandou a campo mais dois ponteiros: Rojas e Galeano, aumentando o poder ofensivo. Neste momento, puxou Rigoni para o meio, na tentativa de que ele fizesse a função do armador Martín Benítez, cuja criatividade faz falta ao time. Apesar de ter aumentado o volume de jogo, a equipe não conseguiu criar problemas para o Atlético-MG, que ficou com os três pontos.

Maior responsável por fazer a articulação das jogadas ofensivas durante o Paulista, Benítez já treina com bola, mas não deve estar disponível para enfrentar a Chape. Além dele, Daniel Alves, que tem um entorse no joelho direito, Hernanes, com uma contratura muscular no tronco, e William, com trauma no joelho direito, são desfalques e ainda não têm previsão de volta.

"Precisamos de todos. Seguramente, falar de Dani ou de Martín em um momento depois de derrota é pouco elegante. Não acho que seja uma coisa justa carregar os dois como salvadores do São Paulo. São importantes, fazem falta. É normal. Mas, ao mesmo tempo, temos outros jogadores", disse Crespo.

"Lamentavelmente não pudemos obter a vitória. As ausências parecem mais pesadas. Isso é futebol. Vamos ter tempo para recuperar, e a ideia é poder chegar a ter continuidade de resultados", completou.

Ainda com mistério sobre a escalação, o técnico argentino deve levar ao Morumbi a seguinte equipe: Tiago Volpi; Igor Vinicius, Bruno Alves, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Liziero, Gabriel Sara e Emiliano Rigoni; Luciano e Pablo.

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)

Horário: 19h (de Brasília) desta quarta-feira (16)

Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Transmissão: Premiere