Desfalcado, São Paulo desafia Cruzeiro
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de outubro de 2013
Fernando Faro<br>Agência Estado 
São Paulo - Para não se transformar em mais uma vítima do Cruzeiro, o São Paulo precisará se reinventar e conseguir eliminar a sua oscilação nos 90 minutos em que estiver frente a frente com o líder do Campeonato Brasileiro e sensação da competição, nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 27ª rodada. Dadas as realidades tão discrepantes, imaginar nova derrota são-paulina passa longe de ser um absurdo, mas o time espera ter forças para surpreender o adversário e voltar com pelo menos com um empate.
O simples fato de encarar o time que lidera com 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e que tem o melhor ataque (58 gols) e a segunda melhor defesa (21 tentos sofridos), fora de casa, já tornaria a missão são-paulina ingrata, mas o cenário é ainda mais adverso por causa dos desfalques. São cinco baixas, sendo quatro por problemas físicos: Rogério Ceni (suspenso), Antonio Carlos, Rafael Toloi, Denilson e Luis Fabiano.
"São desfalques importantes, jogadores que fazem falta, mas temos atletas qualificados para substituí-los. Estamos preparados e treinamos bastante, vamos confiantes para fazer um bom jogo", disse o goleiro Denis, que terá a missão de substituir Rogério e parar o adversário.
Como é de praxe, o técnico Muricy Ramalho não mostrou o time que pretende escalar. Ele tem apenas dois zagueiros no elenco e a tendência é que forme o setor com Paulo Miranda e Rodrigo Caio e deixe Edson Silva como opção no banco de reservas para uma emergência.
O ataque é um drama à parte. Mesmo sem viver seus melhores dias, Luis Fabiano responde sozinho por 25% dos gols do time no campeonato - marcou seis vezes. Sem ele, a responsabilidade de balançar a rede ficará dividida entre Aloísio, que não marca desde o dia 5 de setembro, e Ademilson, que fez apenas três gols nos 26 jogos que disputou no ano.
Tantos percalços tornam o empate um resultado que não é mal visto pelos jogadores, embora conseguir apenas um ponto possa colocar o time de volta na zona de rebaixamento.
O Cruzeiro sabe que, apesar de o confronto ser realizado no estádio do Mineirão, pode ter dificuldade pois o rival tricolor luta contra o rebaixamento. Para tentar manter o bom aproveitamento, o técnico Marcelo Oliveira tem quase todo o elenco apto a entrar em campo. As exceções são o meia Júlio Baptista e o atacante argentino Martinuccio, que se recuperam de lesões, e o zagueiro Dedé, que serve à seleção brasileira.
Egídio está novamente à disposição do técnico, depois de ter desfalcado o time na última rodada para cumprir suspensão automática.
EM BELO HORIZONTE
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Léo (Mayke), Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; William e Borges. Técnico: Marcelo Oliveira
São Paulo
Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Paulo Miranda e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Jadson), Maicon e Paulo Henrique Ganso; Ademilson e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Estádio: Mineirão
Horário: 21h50


