Luiz Claudio Oliveira
Enviado da Folha
Wanderley Lu xemburgo está na dependência do México para escalar a Seleção Brasi leira para o jogo de ama nhã, com o Chile. Em en trevista ontem, o técnico afirmou que só irá anunciar oficialmente o time no intervalo do jogo entre México e Venezuela, que acontecerá na preliminar do jogo do Brasil. Ele quer primeiro esperar para ver o desempenho do time asteca para então decidir se poupará os jogadores que estão ‘‘pendurados’’ com cartão amarelo.
O regulamento da Copa América prevê que os cartões serão ‘‘zerados’’ para as quartas-de-final, mas se o jogador receber o segundo cartão na última rodada da fase inicial, terá que cumprir suspensão automática no jogo seguinte. Por isso, Luxemburgo pensa em poupar principalmente os defensores brasileiros, que estão pendurados.
Ontem a comissão técnica brasileira estava em dúvida sobre um possível cartão amarelo dado ao lateral-esquerdo Roberto Carlos na vitória (2 a 1) de Sábado sobre o México. ‘‘Recebemos realmente esta informação e estamos tentando checar. Vamos esperar a súmula do árbitro’’, disse o técnico. Caso seja confirmado esse cartão, todos os quatro titulares da defesa brasileira - Cafu, Odvan, Antonio Carlos e Roberto Carlos - estão pendurados.
Com isso, a única modificação já anunciada pelo técnico é a entrada de Flávio Conceição no lugar de Émerson, que está suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo. Nem mesmo para o lugar de Rivaldo, que foi expulso, o técnico anunciou o substituto. As opções são Zé Roberto, Ronaldinho Gaúcho e Beto, com maiores possibilidades para o primeiro, que já jogou na mesma função no amistoso contra a Letônia, em Curitiba, ao lado de Alex.
Toda a formação defensiva depende do desempenho do México frente à Venezuela. Se os mexicanos vencerem, mas não conseguirem uma goleada que ameace o saldo de gols do Brasil, Luxemburgo optará pelas mudanças, poupando alguns jogadores que já têm cartão amarelo. ‘‘Nosso objetivo é chegar em primeiro lugar do grupo; por isso, antes de confirmar as alterações, tenho que ver como estará o primeiro jogo (entre México e Venezuela).’
Isso significa que se os mexicanos estiverem vencendo bem no primeiro tempo, o time brasileiro jogará com a defesa completa, para evitar o risco de uma derrota e a consequente perda do primeiro lugar do grupo - que obrigaria a delegação a trocar Foz do Iguaçu e Ciudad del Este por Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul.
Os treinamentos já estão orientados para evitar não só a finalização de Zamorano, dentro da área brasileira, como também a preparação da jogada. O artilheiro chileno é companheiro de Ronaldo na Inter de Milão e se destaca por ser um ótimo cabeceador. ‘‘O importante é a bola não chegar até ele. Estamos conversando e vamos treinar as formas de evitar os cruzamentos dos chilenos dos lados do campo’’, disse o técnico.
O treinamento acontecerá hoje à tarde no Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu. Os atacantes, mais uma vez, não devem fazer treinos específicos, com o técnico deixando quase tudo por conta da criatividade de cada um.
Quanto a Ronaldo, que teve a atuação contra o México vaiada pelos torcedores, o técnico brasileiro afirmou que há muito tempo não via o jogador correr tanto. ‘‘Ele vai subir de produção durante a competição.’

mockup