Agência Estado
De São Paulo
As equipes McLaren, Williams e Sauber encerraram ontem, em Barcelona, mais um período de testes da Fórmula 1. A surpresa do treino ficou por conta da Sauber, que com Pedro Paulo Diniz estabeleceu, na quinta-feira, o melhor tempo da semana, 1min21s43. Ontem, o mais veloz foi Olivier Panis, com McLaren 99, 1min21s87, seguido por Ralf Schumacher, nova Williams, 1min22s27. A marca de Diniz só é pior que as registradas este ano, no Circuito da Catalunha, por Michael Schumacher, 1min21s14, dia 18, e Rubens Barrichello, 1min21s22, dia 10, ambos com Ferrari.
Os testes de inverno nem sempre refletem o verdadeiro potencial das escuderias, mas a Sauber deu mostras de poder disputar seu melhor campeonato desde a sua origem, em 1993. ‘‘Nosso carro, este ano, é bem mais rápido’’, disse Diniz. Na Fórmula 1 o modelo C19 do time suíço tem sido chamado de Ferrari azul. As semelhanças com o carro F399 da Ferrari, usado ano passado, são grandes. Além do motor, a Sauber recebeu dos italianos o projeto de todo o conjunto traseiro, a exemplo de câmbio e suspensões, apesar de os componentes serem produzidos pela própria Sauber.
Como prova da evolução da Sauber, Mika Salo, companheiro de Diniz, ficou com o segundo tempo da semana em Barcelona, 1min21s45, seguido por Panis, 1min21s46. Todos registraram seus tempos na quinta-feira.
Ontem os suíços simularam com Salo uma corrida nos 4.726 metros da pista catalã. O finlandês completou 87 voltas (o GP tem 65), sem dificuldades técnicas. O modelo C19 revelou-se veloz e resistente nos ensaios de Jerez e de Barcelona. Ao menos no início, a Sauber-Ferrari pode ser a surpresa da temporada que começa dia 12 em Melbourne, na Austrália.
Kyalami – Se a África do Sul não retorna ao calendário da F-1, o que é esperado para 2001, as equipes vão até o seu circuito. Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta trabalharão com o BAR-Honda 02 de 8 a 14 em Kyalami. No mesmo período, Ralf Schumacher e Jenson Button testam o Williams-BMW FW22.
‘‘Treinaremos em condições de temperatura e umidade semelhantes às que experimentaremos nas primeiras provas do ano’’, comentou Zonta. ‘‘Vamos testar um novo pacote aerodinâmico, dentre outras alterações no projeto original’’, diz. O BAR 02 foi apresentado dia 7 de dezembro.
Arrows – O holandês Jos Verstappen foi escolhido como o segundo piloto da equipe Arrows. Ele será o companheiro do espanhol Pedro de la Rosa na temporada 2000 de Fórmula 1. Verstappen, que começou a carreira na F-1 em 94, na Benetton, vai substituir o japonês Toranosuke Takagi.