Derrotas seguidas ligam sinal de alerta no Paraná
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de março de 2007
Luciano Balarotti<br> Equipe da Folha 
Curitiba - A derrota de 1 a 0 para o Flamengo, além de decepcionar a torcida que lotou a Vila Capanema, acendeu uma luz de alerta no Paraná. Tudo porque a equipe ainda não encontrou uma solução para superar a ausência de Dinélson.
Sem substituto à altura para o craque do time, Zetti escalou três zagueiros, fortalecendo também o meio campo. A idéia era anular o setor de criação do adversário, com Xaves, Beto e Gérson marcando os meias flamenguistas, enquanto André Luiz e Egídio impediam avanços de Léo Moura e Juan. Tática que não deu resultado pelos erros na saída de bola, que proporcionaram contra-ataques ao time adversário. Em um deles, Roni só não abriu o placar porque sofreu pênalti, não marcado, de Neguette. Em outra bobeada, João Vitor teve que se desdobrar para salvar gol certo de Souza, e acabou fraturando o antebraço esquerdo - o zagueiro ficará longe dos gramados por pelo menos seis meses.
Ao perder um zagueiro, Zetti mudou o esquema para o 4-4-2. Com o meia Joelson em campo, os espaços para os avanços flamenguistas aumentaram, enquanto a ofensividade Tricolor continuou praticamente inexistindo. Com dois meias pouco inspirados, os atacantes do Paraná mal tocaram na bola no primeiro tempo, e o gol carioca, que surgiu em falha de Flávio, após cabeçada de Renato, era qeustão de tempo. O goleiro ainda se redimiu e salvou a equipe de levar mais gols antes do intervalo.
O Tricolor voltou melhor no segundo tempo, mas Joelson e Josiel desperdiçaram as oportunidades de empate, não evitando a primeira derrota na Libertadores. Apesar disso, a classificação ainda parece tranquila, principalmente devido à fragilidade de Real Potosí e Unión Maracaibo, que empataram no outro jogo da rodada.
As duas derrotas seguidas em casa, para Atlético e Flamengo, foram bem assimiladas pelo treinador, que afirma que seu time jogou bem nas duas oportunidades. ''Fizemos uma boa partida, os jogadores se aplicaram, mas perdemos as chances criadas'', explicou Zetti, que agora conta com o retorno de Dinélson para o clássico de domingo, contra o Coritiba. Ou terá que encontrar uma forma de superar a ausência, quem sabe com Vinícius Pacheco na meia, já que o atleta deu mais dinâmica ao time quando entrou em campo.
Atlético - O clube terá um desfalque importante em parte da segunda fase do Estadual. O colombiano Ferreira defenderá a seleção de seu país nos amistosos com a Suíça, no dia 24, e Paraguai, no dia 28 de março. O meia se apresenta ao selecionado logo após o jogo pela Copa do Brasil, no dia 21, desfalcando o Furacão nos jogos contra o 7º colocado do Estadual (por enquanto o Rio Branco) e Paranavaí.


