Derrotado na segunda rodada do judô, Eric Takabatake diz que Olimpíadas foram seu parque de diversões
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de julho de 2021
ALEX SABINO
TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - O brasileiro Eric Takabatake foi derrotado na segunda rodada da categoria até 60 kg, neste sábado (24) no Japão, e está fora da disputa de medalha no judô das Olimpíadas. Ele sofreu um ippon do de Won Jin Kim, Coreia do Sul, na morte súbita, o golden score.
Takabatake passou alguns segundos na expectativa de ter vencido a luta contra o coreano. Ele havia atirado o adversário ao solo, mas a arbitragem não considerou válido e a decisão foi para o VAR do judô. A não marcação foi confirmada.
"Achei que tinha sido, mas acreditei que poderia não ser dado. Escapou uma mão minha no golpe e eu já estava na cabeça que não ia ser dado. Não sei se foi ou não, preciso ver depois", disse ele, que competiu na categoria até 60 kg.
A luta estava no golden score, em que qualquer ponto definiria o vencedor. Segundos depois, o brasileiro levou um ippon e perdeu.
Com a expressão frustrada, ele não estava emocionado como Gabriela Chibana, brasileira que derrotada também na segunda rodada nesta madrugada de sábado (horário de Brasília). Mas Takabatake disse ser difícil de engolir a derrota depois de todo o sacrifício que fez para chegar até as Olimpíadas.
"Agora é parar para pensar. Hoje vou ter de engolir isso."
Na estreia, ele havia derrotado Soukphaxay Sithisane, do Laos, também por ippon. Se passasse pelo coreano, chegaria às quartas de final e mesmo se fosse derrotado, teria chance de brigar pela medalha de bronze.
Apesar disso, ele jura não guardar mágoa pelo resultado. Takabatake classifica a experiência olímpica como "o parque de diversões" de sua vida.
"Isso aqui foi meu Hopi Hari, meu parque de diversões. Era aqui que eu queria estar. Tudo o que vivi aqui vou levar como um sonho, foi a experiência da minha vida."

