São Pau­lo - A der­ro­ta em ca­sa pa­ra o Equa­dor na Co­pa Da­vis, no úl­ti­mo fim de se­ma­na, ex­pôs a du­ra rea­li­da­de do tê­nis bra­si­lei­ro. O Bra­sil ain­da es­tá lon­ge de vol­tar a fi­gu­rar en­tre os me­lho­res no Gru­po Mun­dial, do ­qual es­tá fo­ra des­de 2003. Bus­can­do ex­pli­ca­ções pa­ra a lon­ga fi­la, o pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Tê­nis (CBT), Jor­ge La­cer­da, dis­se que a cons­tru­ção de um cen­tro de trei­na­men­to é fun­da­men­tal.
  O di­ri­gen­te afir­ma que a en­ti­da­de ten­ta­rá, ain­da es­te ano, a aqui­si­ção do cen­tro de trei­na­men­to, pre­fe­ren­cial­men­te na ci­da­de de São Pau­lo. ‘‘Te­mos de con­cen­trar os es­for­ços no de­sen­vol­vi­men­to dos nos­sos jo­ga­do­res. Pa­ra is­so, há a ne­ces­si­da­de da cria­ção de um cen­tro de ­treinamento’’, dis­se Jor­ge La­cer­da. ‘‘En­quan­to não ti­ver­mos es­se es­pa­ço, di­fi­cil­men­te con­se­gui­re­mos ­sair des­sa si­tua­ção.’’
  ­Após a der­ro­ta em Por­to Ale­gre, o di­ri­gen­te che­gou a co­brar agi­li­da­de do Mi­nis­té­rio do Es­por­te no re­pas­se de ver­bas pa­ra o pro­je­to. Jor­ge La­cer­da afas­ta a res­pon­sa­bi­li­da­de dos jo­ga­do­res pe­lo fra­cas­so nos due­los con­tra os equa­to­ria­nos no Gi­ná­sio Gi­gan­ti­nho. E afir­ma que o tê­nis bra­si­lei­ro vi­ve uma fa­se de re­for­mu­la­ção.
  ‘‘Nos­sa rea­li­da­de era mas­ca­ra­da pe­los ta­len­tos in­di­vi­duais de Gu­ga, Me­li­ge­ni e On­cins. Quan­do es­ses ca­ras pa­ra­ram de jo­gar nós caí­mos na ­realidade’’, ex­pli­cou Jor­ge La­cer­da. ‘‘Pas­sa­mos ­dois, ­três ­anos pa­ti­nan­do até vol­tar a uma si­tua­ção co­mo es­sa (lu­tan­do por va­ga na di­vi­são de eli­te da Co­pa Da­vis).’’

mockup