Derrota de Kasparov intriga especialistas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de novembro de 2000
AE-APDe Londres
O Campeonato Mundial de Xadrez, que terminou com a vitória do desafiante russo Vladimir Kramnik, em Londres, deixou muitas dúvidas na comunidade internacional do esporte. O principal é descobrir a razão que levou o também russo Garry Kasparov, número um do mundo desde 1985, a jogar tão mal.
Kasparov não foi capaz de vencer nenhuma das 15 partidas disputadas, o que constitui um verdadeiro recorde negativo. A surpresa é maior ainda porque o ex-campeão venceu vários torneios importantes este ano, demonstrando estar em boa forma.
No Mundial, Kasparov tomou atitudes totalmente contrárias ao seu histórico. Na sétima e na 13ª partidas do match, por exemplo, ele jogou pelo empate em poucos lances, tática nunca usada. Ele traiu a sua personalidade aguerrida e agressiva, que nunca dava um jogo por perdido.
Kasparov admitiu que alguma coisa estava errada em seu desempenho e prometeu revelar o problema após a competição, que termina oficialmente hoje, com a disputa da 16ª e última partida, que será realizada apenas para cumprir a programação, já que Kramnik assegurou vantagem de 8,5 contra 6,5 pontos.