Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro será o destaque do fim de semana. Todas as atenções estarão voltadas para a Neo Química Arena, em São Paulo, palco do dérbi Corinthians e Palmeiras, que terá dose dupla. No sábado (25), os rivais se enfrentam pela 22ª rodada do Brasileiro, às 19h. Já no domingo (26), Timão e Verdão decidem quem será o campeão do Brasileiro Feminino, em duelo que começa às 21h (ver box).

Imagem ilustrativa da imagem Dérbi em dose dupla em Itaquera
| Foto: Danilo Fernandes/Framephoto/Folhapress

Corinthians e Palmeiras precisam de vitória no clássico para não se distanciarem dos seus objetivos na competição. A sete pontos do líder Atlético Mineiro, o Verdão sabe que um tropeço pode deixar a briga pelo título mais longe. Do lado Alvinegro, os três pontos podem consolidar a reação e a busca por uma vaga na próxima Libertadores.

Após a chegada de reforços, o Corinthians não perdeu mais. No entanto, os três empates nas últimas rodadas já desencadearam algumas críticas ao trabalho do técnico Sylvinho. O Timão é o sexto colocado, com 30 pontos. O volante Gabriel, suspenso, será substituído por Cantillo. Pela primeira vez, o treinador deve escalar desde o início juntos Renato Augusto, Giuliano, Willian e Roger Guedes.

Mesmo vivendo uma semana decisiva na Libertadores da América, o técnico Abel Ferreira deve escalar força máxima no Palmeiras. O treinador sabe da importância de um bom resultado no clássico para se manter vivo na luta pelo título nacional e chegar forte no confronto com o Atlético Mineiro, na terça-feira (28), no duelo que vai indicar o primeiro finalista da Libertadores. Com 38 pontos, o Verdão terá novamente à disposição para o clássico os volantes Zé Rafael e Danilo.

Morumbi

O São Paulo tenta segurar o líder Atlético Mineiro no Morumbi, às 21h, no sábado. Apesar de ter se distanciado um pouco da zona do rebaixamento, o Tricolor ainda não tem situação confortável e o time tem recebido várias críticas pelo futebol ruim apresentado nas últimas rodadas.

O São Paulo ocupa a 12ª posição, com 26 pontos, três a mais que o Juventude, o primeiro time na zona do rebaixamento. Pontuar diante do Galo, no entanto, não será uma missão das mais fáceis. O Atlético não perde há 13 jogos - 11 vitórias - e soma 45 pontos. O técnico Cuca não poderá contar com Savarino, Tchê Tchê, Diego Costa e Keno.

Imagem ilustrativa da imagem Dérbi em dose dupla em Itaquera

Em Caxias do Sul

O Santos tenta frear a crise na Vila Belmiro diante do Juventude, no domingo, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O Peixe não ganha há sete partidas - cinco empates e duas derrotas - e ocupa a 14ª posição, com 24 pontos, na beira da zona do rebaixamento. O time gaúcho abre a zona vermelha, com 23 pontos.

Feminino

Dois dos clubes que mais investem no futebol feminino no país decidem o título brasileiro neste domingo. A Neo Química Arena recebe o segundo e decisivo confronto entre Corinthians e Palmeiras. O Timão tem a vantagem do empate para ficar com o título.

Na primeira partida, no Allianz Parque, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol da atacante Gabi Portilho. O Palmeiras precisa vencer por dois de diferença no tempo normal para ficar com a taça. Em caso de vitória palmeirense por um gol de vantagem, a disputa vai para os pênaltis.

"Não vamos pensar no outro jogo que estamos com uma vantagem. Vamos entrar com toda garra, como o Corinthians sempre vem representando. O Corinthians sempre ganha juntos. Treinamos muito a bola parada e assim saiu o gol da Portilho com uma excelente bola da Vic. É isso, o Corinthians sendo Corinthians a todo momento", afirmou a capitã corintiana Tamires, ao site da CBF.

O Timão busca o seu terceiro título nacional - é o atual campeão - e chega a sua quinta final consecutiva. Já o Palmeiras tenta um título inédito no seu segundo ano disputando a elite do Campeonato Brasileiro. Em 2020, os rivais se enfrentaram na semifinal e o Corinthians levou a melhor com um empate e uma vitória.