Depois do tropeço, Leão quer vitória em Goiás
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de março de 1999
Por José Rodrigues 
São Paulo, 14 (AE) - O técnico Leão começa nesta segunda-feira a armar o time que enfrentará o Goiás na quarta-feira, em Goiânia, e espera contar com a volta do meia Jorginho, principal articulador do time. E o treinador sentiu a falta desse jogador na partida de sábado, quando o Santos teve muita dificuldade para empatar com Matonense, em plena Vila Belmiro. O maior problema será a suspensão do zagueiro Argel, expulso na partida contra o Sinop.
O empate com a Matonense foi considerado "um péssimo resultado", por Leão. "O time substituiu a organização pelo coração, conseguindo arrancar o empate no final", disse ele. Classificando o jogo como "acidente de percurso", o treinador destacou que "a Matonense estava preparada para segurar o empate fora de casa, mas marcou muito cedo o seu gol e teve mais condições para se fechar atrás, trabalhar a bola no meio-de-campo e partir para o contra-ataque". Admitiu que seu time poderia ter perdido a partida, já que o adversário teve outras boas chances de marcar.
Leão pretende contar com a volta de Jorginho, que pouco antes do jogo passou por uma avaliação médica e foi vetado por conta de uma contratura na coxa direita. "Um jogador com a experiência e o talento de Jorginho faz muita falta num jogo como o de sábado, em que a equipe perdeu o meio-de-campo". Com Jorginho voltando, sobrará o problema para substituir o zagueiro-central Argel, que cumpre a segunda e última partida de sua suspensão por ter sido expulso na primeira partida contra o Sinop.
O treinador definirá só amanhã, durante o coletivo, a formação de sua equipe. Poderá escalar Jean na zaga-central e manter Claudiomiro na função de quarto-zagueiro. Nesse caso, terá como opção o retorno de Elder à equipe, na função de segundo volante. Dificilmente repetirá a experiência de sábado, quando escalou Bechara fazendo essa função. As dificuldades para montar o time devem terminar logo. O volante Marcos Assunção deverá retornar no clássico contra o São Paulo, dia 24.
Ele está recuperando-se de um deslocamento do ombro. Já Lúcio e Aristizábal só deverão jogar no time principal dentro de aproximadamente um mês. Os dois participaram do primeiro tempo da preliminar de Sábado, cada um marcou um gol e o trabalho dentro de campo foi observado pelo treinador, que não quer precipitar o relançamento dos atletas. Eles estiveram afastados durante de cinco meses por conta de cirurgias no tornozelo e joelho, respectivamente.
Hoje à tarde, o presidente Samir Abdul-Hak e o zagueiro Andrei viajaram para a Espanha, para tratar da situação do jogador, condição para que ele possa jogar pelo Santos. Abdul-Hak irá tentar também a prorrogação junto ao Real Madri do empréstimo do meia Rodrigo até o final do ano. O dirigente revelou que fará uma nova tentativa para conseguir que Giovanni seja emprestado ao time da Vila Belmiro, embora saiba que o Barcelona só aceite conversar sobre uma transferência definitiva do atleta.


