São Paulo, 24 (AE) - O técnico Hélio Rubens Garcia, do Marathon/Franca, tem muito a comemorar. Mais uma vez, seu time, e, portanto, seu trabalho, saiu vitorioso de uma competição importante - Franca foi tetracampeã pan-americana de clubes, em São Domingo, na República Dominicana - e o técnico tem convites para dirigir o Vasco e o espanhol Barcelona, um dos clubes tradicionais no basquete da Europa. Hélio confirmou hoje os convites, mas só conversará com os interessados após o Campeonato Paulista.
"Todos temos temporadas em andamento e ninguém pode romper os compromissos assumidos", afirmou hoje, após a festa dos torcedores de Franca - com direito a carreata, fogos, discurso do prefeito e apresentação dos campeões pan-americanos em praça pública. "Como profissional, vou ouvir todas as propostas, incluindo a de Franca, e ponderar, mas só após o Paulista", ressaltou.
O técnico não fala nas propostas, embora comentários dêem conta de que o Barcelona teria oferecido quase R$ 100 mil mensais ao treinador - o convite do clube espanhol também é extensivo ao armador Helinho, seu filho. "O Barcelona não tem patrocínio, é mantido por cem mil sócios, tem uma estreita ligação com a comunidade e os ginásios sempre lotados."
Para Franca, a conquista do tetracampeonato pan-americano de clubes, na segunda-feira, contra o Vasco, representou, segundo o treinador, "uma motivação enorme". Justamente contra o Vasco, que montou um elenco milionário, buscando a sua base entre os jogadores formados pelo trabalho de Hélio Rubens.
Na temporada de 1998 "importou" Demétrius, Rogério e o dominicano Vargas. Este ano, levou Sandro Varejão e Helinho. "Um time inteiro", observa Hélio. Apesar disso, o Vasco perdeu duas decisões importantes - a do Campeonato Nacional e a do Pan-Americano - justamente para Franca, enfraquecida pelo clube carioca.
"Os jogadores tiveram personalidade, equilíbrio emocional, disciplina tática e superação", disse o treinador. Ele espera que o título sirva para ajudar a campanha do sócio-torcedor. Franca tem 2.300 sócios, que pagam R$ 20,00 por mês para manter o time e está em campanha para aumentar esse número para 3 mil até o fim do ano.

mockup