Debaixo de muita chuva, a Comissão Técnica de Avaliação do COI (Comitê Olímpico Internacional) desembarcou ontem no Rio, para uma visita em que serão inspecionados os locais que a cidade oferece como futuras instalações esportivas caso seja escolhida como sede das Olimpíadas de 2004. Os integrantes da comitiva desembarcaram no Aeroporto Internacional pela manhã, provenientes de Miami. Até domingo, eles vão cumprir uma extensa programação, que inclui até um jantar, amanhã, no Palácio do Itamaraty, no Centro, com o presidente Fernando Henrique Cardoso - para não faltar ao compromisso e dar apoio à candidatura, ele teve de adiar em um dia a viagem que fará a Angola.
O Comitê Rio-2004 esperava impressionar a comitiva logo na chegada, por intermédio de manifestações populares de incentivo à candidatura e das belezas naturais do Rio, mas quem roubou a cena no primeiro dia da visita foi a chuva, assunto predominante nas conversas. O mau tempo atrapalhou os planos da missão do COI para o primeiro dia da visita.
Atraso Assim que os dois aviões em que eles viajavam entraram no espaço aéreo brasileiro, os tripulantes colocaram no uniforme pins com o logotipo da campanha Rio-2004. Os 19 representantes do COI - estava prevista a vinda de 20 pessoas, mas o suíço Gilbert Felli, diretor de esportes do comitê, cancelou sua viagem - também assistiram ao vídeo oficial da candidatura brasileira, com a participação do ministro Extraordinário dos Esportes, Pelé. No aeroporto, eles foram recepcionados por Ronaldo Cézar Coelho, além do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, da nadadora Maria Lenke e do presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (Indesp), Asfilófio de Oliveira.
O percurso do aeroporto até o hotel foi feito em 37 minutos - sete a mais do que estava previsto. Para o tenente-coronel da PM Reinaldo de Souza Melo, chefe de operações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), um dos responsáveis pela segurança da comitiva, o atraso não chegou a causar má impressão aos visitantes, apesar de o trajeto ter sido cronometrado por um representante do COI.

mockup