Del Bosque cativa atletas e até imprensa
Durban - Vicente Del Bosque é o contrário de Dunga. A ''Fúria'', por sinal, é o oposto da seleção brasileira. Quem disse que cara fechada e antipatia com a imprensa ganha jogo? O time do craque David Villa ganha pontos justamente pela simpatia da maioria dos jogadores e, principalmente, do seu técnico. E o resultado positivo se vê em campo.
Os espanhóis foram os últimos a chegar na África do Sul, em 11 de junho, dia do jogo inicial da Copa. E desde então estão muito bem acomodados no país do Mundial. Sem problemas, confusões e com muito bom astral.
Del Bosque é querido pelos jornalistas espanhóis. No domingo, dia seguinte à histórica classificação à semifinal após vitória sobre o Paraguai por 1 a 0, o treinador ganhou uma bola de presente com dizeres de apoio à seleção. Os autores da homenagem? Repórteres, fotógrafos, cinegrafistas... a mídia toda ao lado de time e treinador. Por quê tanto carinho?
Fácil, explica o próprio técnico. Como sabe o funcionamento da difícil relação entre imprensa e time, tenta levar isso da melhor maneira possível. ''Sei escutar, o que é mais importante. É preciso ter princípios, mas poder também mudar se assim for preciso.''
O treinador está em sua primeira Copa. Primeira e inesquecível. Se passar pela Alemanha, Del Bosque será o primeiro treinador levar a Espanha a uma final de Mundial. Está perto de confirmar seu sonho. ''Como esportista temos de buscar o máximo'', afirmou. ''Me considero uma pessoa de sorte, por muitos motivos.'' (A.E.)





