Lu­cia­no Ba­la­rot­ti
Equi­pe da Fo­lha
  Cu­ri­ti­ba – Evi­tar re­pe­tir a his­tó­ria da úl­ti­ma se­ma­na, quan­do ven­ceu fo­ra de ca­sa pa­ra de­pois per­der den­tro da Vi­la Ca­pa­ne­ma. É com es­ta obri­ga­ção que o Pa­ra­ná aguar­da a Por­tu­gue­sa, ama­nhã à noi­te, pa­ra ten­tar fi­nal­men­te em­ba­lar na Sé­rie B do Cam­peo­na­to Bra­si­lei­ro.
  Sem ven­cer em seu es­tá­dio há ­duas par­ti­das (em­pa­tou com o Ju­ven­tu­de e per­deu pa­ra o Fi­guei­ren­se), e vin­do de ­duas vi­tó­rias se­gui­das co­mo vi­si­tan­te - a úl­ti­ma na ter­ça-fei­ra, por 1 a 0, so­bre o Bra­si­lien­se, e an­tes dian­te do Cea­rá –, o Tri­co­lor con­ta com o ­apoio da tor­ci­da pa­ra apa­gar o ve­xa­me em seu úl­ti­mo jo­go na Vi­la Ca­pa­ne­ma, quan­do foi go­lea­do por 4 a 0 pa­ra o Fi­guei­ren­se, no sá­ba­do.
  O pro­ble­ma, é que o téc­ni­co Ro­ber­to Ca­va­lo per­deu um de ­seus prin­ci­pais jo­ga­do­res. O ­meia-ata­can­te Ra­fi­nha, cum­pri­rá sus­pen­são por ter re­ce­bi­do o ter­cei­ro car­tão ama­re­lo, e di­fi­cil­men­te te­rá o ­meia Da­vi, que vol­tou a se ma­chu­car.
  Co­mo o za­guei­ro Ga­briel e o vo­lan­te ­Luiz Hen­ri­que Ca­mar­go vol­tam de sus­pen­são, o téc­ni­co Ro­ber­to Ca­va­lo ga­nhou ­mais op­ções pa­ra mon­tar o se­tor de­fen­si­vo da equi­pe. Mas a ten­dên­cia é que man­te­nha boa par­te da equi­pe que triun­fou no Dis­tri­to Fe­de­ral, com ­Luís Hen­ri­que Sil­vei­ra, Él­ton e Mon­to­ya na za­ga. Wel­ling­ton Sil­va re­tor­na nor­mal­men­te ao ata­que e Klé­ber e Él­vis po­dem ser as no­vi­da­des no ­meio-cam­po. A de­fi­ni­ção acon­te­ce ho­je, no úni­co trei­no en­tre uma par­ti­da e ou­tra.
  ‘‘Con­tra a Por­tu­gue­sa se­rá um jo­go di­fí­cil e des­gas­tan­te, por se tra­tar de um ti­me que bri­ga pe­lo G-4. Não dá pa­ra jo­gar­mos mui­to aber­tos e te­mos que ter jo­ga­do­res bem ­postados’’, adian­ta o trei­na­dor, que pro­je­ta man­ter o es­que­ma tá­ti­co 3-6-1 até o fi­nal da com­pe­ti­ção. Tu­do pa­ra evi­tar que a pres­são da tor­ci­da pe­din­do um bom re­sul­ta­do le­ve o ti­me mui­to à fren­te, abrin­do es­pa­ços na de­fe­sa. ‘‘Não adian­ta ga­nhar do Bra­si­lien­se (fo­ra) e de­pois não fa­zer o de­ver de ­casa’’, con­clui Ca­va­lo. O Pa­ra­ná é o 12º co­lo­ca­do com 35 pon­tos.

mockup