A prefeitura de Londrina autorizou a volta do público ao estádio do Café. A liberação veio com a publicação de um decreto municipal nesta quarta-feira (22), que regulamenta a realização de eventos na cidade. O decreto n° 1.057 foi assinado hoje pelo prefeito Marcelo Belinati e será publicado na edição de quinta-feira (23) do Jornal Oficial do Município.

Imagem ilustrativa da imagem Decreto municipal libera público no estádio do Café
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

A normativa municipal segue o decreto estadual n° 8.705, publicado na última semana, que autoriza eventos presenciais em espaços abertos com limite de 60% de ocupação. Nos espaços fechados, a lotação máxima cai para 50% da capacidade. Nas duas situações, o público deve permanecer sentado ou com assentos delimitados; e o uso da máscara facial, cobrindo nariz e boca, é obrigatório.

Na terça-feira (21), o governador Ratinho Junior (PSD) havia assinado uma normativa (nº 8.771/2021), que ampliou o limite máximo de pessoas em eventos abertos de mil para até cinco mil pessoas. Com isso, o estádio do Café está autorizado a receber até cinco mil torcedores.

O decreto estadual, assim como o municipal, determina que pode acessar os eventos apenas quem já concluiu o esquema vacinal contra a Covid-19 ou é necessário apresentar exame RT-PCR negativo, com no máximo 48 horas de antecedência.

No entanto, a presença do torcedor no jogo entre Londrina e Vitória, no sábado (25), às 16h, pela 26ª rodada da série B, ainda não está confirmada. O LEC e a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) trabalham para elaborar um plano de segurança, exigência da CBF para autorizar a partida com torcida.

De acordo com o presidente da FEL, Marcelo Oguido, a Polícia Militar já realizou uma vistoria no estádio e o Corpo de Bombeiros estará nesta quinta-feira no local. "Até amanhã (hoje) vamos conseguir providenciar todo a documentação pedida pelos órgãos de segurança para a elaboração do plano de segurança e acreditamos que não haverá restrições para liberar o público para o jogo de sábado", frisou Oguido.

Desde março de 2020 o Londrina tem jogado sem o torcedor no estádio do Café, em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Atualizada às 17h50

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link