Decisivo para o Coritiba, Alex confirma aposentadoria
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de dezembro de 2014
Agência Estado 
Curitiba - Depois ajudar o Coritiba a se safar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro ao dar assistência para um gol do time na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro, fora de casa, no último domingo, Alex anunciou oficialmente que irá deixar os gramados. Por meio de uma rede social, o meia, capitão e ídolo da equipe paranaense disse que sua última partida como jogador de futebol irá acontecer no próximo domingo contra o Bahia, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela rodada final da competição nacional.
"Obrigado ao futebol por tudo que me ofereceu. Mas chegou ao fim minha carreira! Mais uma partida domingo para eu comemorar no Couto Pereira! Obrigadão a todos os torcedores que sempre me trataram muito bem. Obrigado Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Fenerbahçe", escreveu o meia, postando também uma tradução para a língua turca, ao agradecer a todos os clubes que defendeu em sua carreira.
Aos 37 anos, Alex já havia dado a entender mais de uma vez que iria abandonar os gramados ao fim deste ano para se dedicar aos estudos para ser treinador. O jogador, que chegou a ser especulado para ser companheiro de Kaká no Orlando City, clube novo da Major League Soccer (MLS), também deverá ser mais ativo no movimento Bom Senso FC após pendurar as chuteiras.
Com a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético, o Coritiba chegou aos 44 pontos e assumiu a 14ª posição do Brasileirão, eliminando assim qualquer chance de ser rebaixado na rodada final do torneio. A briga para não cair agora está apenas entre Palmeiras, 16º com 39 pontos, Vitória, 17º com 38, e Bahia, 18º com 37.
Os resultados da penúltima rodada esquentaram a briga contra o rebaixamento. Três times ainda correm risco de queda para a Série B - apenas um deles irá se livrar. Criciúma e Botafogo, por sua vez, já têm como destino certo a segunda divisão em 2015. O time catarinense, com a campanha, entrou para o rol de equipes com mais descensos da história do Brasileirão.
No total, o Criciúma soma quatro rebaixamentos - além do ocorrido deste ano, o clube caiu em 1988, 1997 e 2004. Outros cinco times também fazem parte da lista: América-MG, Coritiba, Náutico, Santa Cruz e Sport. Os paranaenses escaparam de mais uma queda no torneio.
O Vitória, se não evitar o descenso no próximo domingo, se juntará a Atlético Paranaense, Fortaleza, Guarani, Goiás e Portuguesa. Os times somam três rebaixamentos cada. Quatro equipes campeãs do Brasileirão já amargaram duas quedas: além do Botafogo, que não conseguiu evitar o novo rebaixamento ao perder para o Santos por 2 a 0, a lista traz Bahia (1997 e 2003), Palmeiras (2002/2012) e Vasco (2008/2013). Atlético Mineiro e Corinthians disputaram a Série B em 2006 e 2008, respectivamente.
O Grêmio caiu para a segunda divisão em 2004 e conseguiu retornar à elite no ano seguinte. Em 1991, entretanto, contou com uma mudança no regulamento para jogar na divisão principal. O fato se repetiu com o Fluminense em 1996 - no ano passado, o time carioca acabou entre os quatro últimos, mas acabou conseguiu evitar o rebaixamento após a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em tirar quatro pontos da Portuguesa.
O Joinville, campeão da Série B neste ano, conseguiu retornar à divisão principal do futebol brasileiro depois de 28 anos. América-RJ e Bangu, rebaixados em 1988, tentam repetir o feito dos catarinenses. Os cariocas, porém, não disputaram nem a Série D nesta temporada.


