A equipe Brasil 1 ficou com o terceiro lugar da modalidade de rafting que foi encerrada ontem, mas que apenas hoje terá conhecido o resultado oficial, devido a recurso de dois participantes. Segundo os organizadores, o resultado oficial será conhecido apenas hoje, às 8 horas, após a análise das imagens do vídeo por atletas e árbitros.
Independente do resultado, o terceiro lugar é brasileiro. Os integrantes da equipe são Sérgio Paulo Coelho, Fábio Paiva Marques, José de Carvalho Pupo, Maurício Farani Fenille, Maurício Borsari e Joaquim Cavalcanti Júnior.
Pelo resultado extra-oficial de ontem, Alemanha e Eslovênia terminaram em primeiro lugar. Eslovênia e Costa Rica contestaram a aplicação de algumas penalidades nas tarefas de portas.
O rafting é uma das modalidades com dose elevada de emoção. A prova foi realizada nas águas do Rio Iguaçu, com um circuito de 1.500 metros, e a largada aconteceu logo abaixo da Garganta do Diabo, nas Cataratas. Foi a primeira participação nacional num campeonato de nível mundial e os resultados obtidos pelos brasileiros, que tinham duas equipes, foram considerados excelentes. Os europeus, através dos eslovenos e alemães, mostraram toda a sua técnica num esporte que ainda é novo no Brasil.
A primeira prova de rafting que se tem registro foi no século 19 quando o norte-americano John Wesley Powel organizou a primeira expedição pelas corredeiras do Rio Colorado, nos Estados Unidos, um dos mais velozes do mundo. No Brasil, o rafting começou a ser praticado no início da década passada.
A competição em Foz do Iguaçu foi nas categorias prova de descida, realizada no domingo e vencida pela Eslovênia, e habilidade, ontem. Ela teve largada na ilha de San Martin, no lado argentino e os barcos tiveram que percorrer a pista no menor tempo, passando pelas portas de slalom e realizando duas tarefas de resgaste.
As portas vermelhas foram colocadas no sentido contrário à correnteza e as verdes no sentido corrente. As portas consistem de duas balizas suspensas, pintadas com cinco faixas verdes e cinco brancas, para as portas do rio abaixo e cinco vermelhas e cinco brancas para as portas de rio acima. A largura das portas é de cerca de 3 metros entre as balizas.
Neste torneio de rafting, o Brasil foi representado por duas equipes: a Canoar Rafting, de São Paulo (Brasil 1) e a Apiuna/Igariano, de Santa Catarina (Brasil 2). O paulista Joaquim Cavalcante Júnior, integrante da equipe Brasil 1, considerou este intercâmbio com equipes estrangeiras muito bom. ‘‘Os eslovenos nos deram muitos toques’’, disse ele.

mockup