Diante de um cenário de total equilíbrio, qualquer detalhe pode fazer a diferença para indicar os classificados para a segunda fase do grupo B da Série C do Brasileiro. Líder da chave, mas ainda não garantido no quadrangular, o Londrina iniciou na segunda-feira (30) a sua preparação para o jogo decisivo da última rodada, marcada para este sábado (5).

Depois de cumprir a quarentena pela Covid-19, Matheus Bianqui pode reaparecer no jogo de sábado contra o Volta Redonda
Depois de cumprir a quarentena pela Covid-19, Matheus Bianqui pode reaparecer no jogo de sábado contra o Volta Redonda | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

LEC, Ypiranga, Brusque, Ituano e Tombense disputam as quatro vagas, e como a diferença de pontos entre os clubes é mínima, critérios como número de vitórias, saldo de gols e gols marcados podem definir pela classificação ou pela eliminação.

Com 28 pontos, oito vitórias, 18 gols marcados e saldo positivo de quatro, o Tubarão encara o Volta Redonda no Rio de Janeiro e se classifica com uma vitória, independentemente dos demais resultados. O time fluminense apenas cumpre tabela, já que não tem chances de avançar e nem corre risco de queda.

No entanto, o Voltaço chega animado para este confronto depois de golear o Brusque por 8 a 1 na última rodada. O Londrina ainda não venceu fora de casa nesta Série C. Em oito partidas, foram cinco derrotas e três empates.

Se empatar o jogo no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, o LEC só será eliminado se os seus quatro concorrentes vencerem na rodada final. Neste cenário, o Alviceleste terminaria com 29 pontos e seria ultrapassado na pontuação por Ypiranga e Brusque, que iriam a 31, e ficaria empatado com Tombense e Ituano.

As três equipes ficariam com oito vitórias, mas mineiros e paulistas teriam mais gols marcados e saldo de gols melhor que o Tubarão. Hoje o Ituano tem 25 gols marcados e cinco de saldo e o Tombense marcou 20 e tem três de saldo.

Em caso de derrota para o Volta Redonda, o Londrina teria que torcer por derrota de Ypiranga ou Brusque ou por um empate ou derrota de Tombense ou Ituano.

Na última rodada, Ypiranga e Tombense são os únicos que jogam como mandantes. Em Erechim, o time da casa recebe o São José, que só cumpre tabela, e em Tombos, o Tombense encara o já rebaixado Boa Esporte. Brusque e Ituano enfrentam adversários que ainda têm objetivos na competição. Tanto o Criciúma, que recebe o Brusque, quanto o São Bento, que encara o Ituano, brigam entre si para evitar a queda para a Série D e precisam vencer o último jogo.

"É uma semana de foco total porque não tem nada decidido. Temos que encarar com muita seriedade e entrega total para buscarmos esta vitória e selar a nossa classificação", frisou o capitão Escobar. "Tem muita coisa em jogo neste momento e temos que nos agarrar a esta oportunidade para que todos no final saiam vitoriosos".

Reforço

O LEC anunciou a contratação do volante Gabriel, 26 anos. Com contrato até junho do ano que vem, o jogador foi formado no Bangu e seu último clube foi o Olaria (RJ). O volante já treina no clube e seu contrato já foi publicado no BID da CBF. Ele é irmão do atacante Thiago Galhardo, do Internacional, artilheiro do Brasileirão, com 15 gols.

Leia mais sobre o LEC