Com três representes paranaenses – Rio Branco, Cianorte e FC Cascavel –, a Série D 2021 começa como uma grande Torre de Babel. São 68 clubes representando os 27 estados mais o Distrito Federal. Em um show de diversidade geográfica e demográfica, as cidades sede vão desde a grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, a municípios modestos, caso de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, terra do Rio Branco Futebol Clube, com seus 25,7 mil habitantes.

O time do Nova Mutum-MT é um dos 68 clubes inscritos na Série D, cuja fase preliminar começou quarta-feira (36)
O time do Nova Mutum-MT é um dos 68 clubes inscritos na Série D, cuja fase preliminar começou quarta-feira (36) | Foto: Eliseu Siqueira/Divulgação

E se nas Séries A e B as capitais prevalecem, na quarta divisão a força do interior é mais evidente. Juntas, as duas maiores cidades do País têm apenas três clubes: Portuguesa de Desportos, Bangu e Madureira. Dos 68 clubes inscritos, 52 estão fora das capitais (75%). Proporcionalmente, a regiões Norte e Sudeste são as que concentram mais times nas capitais de seus estados – no Norte, só Belém não tem representantes, mesmo caso de Belo Horizonte no Sudeste.

Não é maldade dizer que a tradição passa longe da Série D, dada a quantidade de equipes absolutamente desconhecidas no cenário nacional – além de Grêmio Atlético Sampaio-RR, Santana Esporte Clube-AP e Tocantinópolis-TO, que ontem disputariam a fase preliminar junto com Picos-PI, Real Ariquemes-RO, Brasiliense-DF, Aquidauanense-MS e Rio Branco-ES - há ainda o Peñarol Atlético Clube, de Itacoatiara, no Amazonas, o Caucaia Esporte Clube, de Caucaia, no Ceará, e o Nova Mutum Esporte Clube, de Nova Mutum, no Mato Grosso, só para citar alguns.

HISTÓRIA

Mas também é preciso registrar que tem clubes com certa história pra contar. Campeão da Copa do Brasil de 2004 em cima do Flamengo, o Santo André tenta reviver os bons tempos. Autointitulado o maior campeão estadual do Brasil, o ABC-RN registra com orgulho a conquista da Série C de 2010, assim como o Treze-PB não esquece do título da Série B de 1986. E por falar em campeão de Série B, como não lembrar da Portuguesa de Desportos, que virou “Barcelusa” na campanha vitoriosa de 2011? Lusa que, diga-se de passagem, também venceu dois torneios Rio-São Paulo na década de 50, quando a competição era das mais importantes do país, três campeonatos Paulista e foi vice-campeã brasileira de 1996.

A primeira fase da Série D começa no próximo dia 5 de junho. O Cianorte, que está no grupo 7, estreará contra a Portuguesa, no Canindé, em São Paulo. Pelo grupo 8, na mesma data o FC Cascavel receberá o Joinville no Oeste, e no dia 6 o Rio Branco enfrentará o Esportivo de Bento Gonçalves (RS) em Paranaguá. Como nos anos anteriores, os times se enfrentam entre si dentro dos grupos, sendo que os dois melhores de cada chave avançam para a segunda fase.