Curitiba - A estréia da Copa do Mundo do Alemanha não poderia ser melhor para os entusiastas da seleção germânica em Curitiba. A festa, embalada por muita comida típica, músicas folclóricas e chope gelado, foi completa com a goleada dos anfitriões contra a frágil Costa Rica.
''Acho que a Alemanha vai ganhar de 2 a 0 da Costa Rica. Mas não acho que a Alemanha vai ganhar o título porque este ano está difícil por causa do favoritismo do Brasil. Mas a Alemanha é especialista em 'chegada', como aconteceu contra a Hungria (em 54) e contra a Holanda (em 74). É uma seleção que não pode ser descartada'', apostou antes da partida o gaúcho Eloir Schaefer, 74 anos, descendente de alemães que acompanhava a partida no Bar do Alemão, reduto germânico dos torcedores curitibanos durante a Copa.
A festa começou antes mesmo da partida começar, com a banda de Pomerode embalando a torcida durante o hino nacional alemão. Cerca de 70 pessoas estiveram no bar, sempre gritando, comendo e bebendo muita cerveja.
A alegria alemã começou logo no início do jogo, com o golaço de Lahm. Mesmo com o empate da Costa Rica, os torcedores continuaram com a festa e celebraram a partida inteira. O que valeu mesmo para os torcedores da Alemanha foi o placar. Afinal de contas, uma goleada na estréia dá moral. E, claro, significa garantia de muita festa, comida, música, dança e chopp na festa germânica. (Claudio Yuge/Equipe da Folha)

mockup