Curitiba - Campeão Paranaense de 2007 pelo Paranavaí, o zagueiro Rodrigo De Lazzari prepara-se agora para sua segunda temporada no futebol italiano. Com mais um ano de contrato com o Siena, o curitibano de 27 anos participa da pré-temporada e aguarda o início do Campeonato Italiano para saber se permanecerá no clube ou será emprestado a outra equipe nesta que é sua segunda passagem pelo futebol europeu.
Na primeira vez que deixou o Brasil, em 2003, De Lazzari defendeu o Operário de Açores, da Série B2 de Portugal, onde ficou por seis meses. ''Foi interessante pela experiência, mas eu fiquei muito tempo machucado e joguei muito pouco. O time também não foi muito bem e logo eu voltei para o Malutron'', relembra o zagueiro, que conquistou pelo hoje J. Malucelli o título do Campeonato Paranaense Júnior de 2000 (então treinado pelo mesmo Amauri Knevitz dos tempos do Paranavaí), e integrou o elenco que venceu o Módulo Verde e Branco (Série C) da Copa João Havelange no mesmo ano.
Mas a vida cigana de atleta profissional o levou a outros lugares até certo ponto exóticos ao longo da carreira. ''Algumas vezes eu viajei para fora do país para acertar com um clube, mas quando chegava lá o salário e o contrato eram diferentes do que havia sido prometido'', recorda o atleta, que tem cidadania italiana. Nessas idas e vindas, o zagueiro deixou de integrar equipes da Finlândia, de Israel e da Croácia. ''Valeu a pena porque conheci, mesmo que pouco, alguns lugares interessantes, como a cidade de Roveniemi, capital da Lapônia, que dizem ser a terra do Papai Noel. E no meio do Estadual de 2007, quando estava no Paranavaí, participei da pré-temporada de uma equipe croata, em Antalia, no litoral da Turquia, que é uma região muito procurada para a preparação de clubes de diversos países''.
Mas De Lazzari ressalta que nenhuma destas experiências anteriores foi tão gratificante quanto sua mudança para a Itália. Onde inicialmente integrou o elenco do Siena, na disputa da 1 divisão, para depois defender o Martina, de Martina-Franca, na Série C1, equivalente à 3 divisão. ''Estava no Paranavaí me preparando para disputar a Série C do Brasileiro, logo depois do título paranaense, quando acertei com o Siena, onde fiquei até janeiro deste ano, mas fui pouco aproveitado. Disputei alguns amistosos e cheguei a ficar no banco em jogos oficiais, mas depois fui emprestado ao Martina, onde fui titular'', comenta.
Sem dificuldades de ambientação à cultura e à culinária italianas, o zagueiro ressalta que o mais difícil é se acostumar com o rigor tático dos treinadores. ''Acho que é impossível alguém falar que não se adaptou à comida e aos costumes italianos. Mas dentro de campo é bem diferente. Por ser um jogo mais rápido, você tem que estar mais atento ao posicionamento. A liberdade para o jogador também é bem menor que no Brasil e a parte tática é muito cobrada'', descreve o jogador.
Mesmo sem ter enfrentado as principais equipes italianas, o zagueiro traz boas recordações da primeira metade da última temporada, ainda no Siena. ''O fato de estar na Série A junto com alguns dos maiores astros do futebol mundial é gratificante. O Siena com certeza é o clube de maior expressão em que já atuei'', complementa De Lazzari, que participa dos treinos com o elenco sienense enquanto estuda propostas para definir seu futuro profissional. Mas a tendência é disputar a temporada em outro clube italiano.

mockup