Curitiba - A ginasta Daiane dos Santos inicia hoje, em Stuttgart, na Alemanha, as disputas da Copa do Mundo, na primeira competição após o quinto lugar conseguido no solo nas Olimpíadas de Atenas. Esta etapa do Mundial não conta pontos para o ranking deste ano, mas apenas para 2005/2006.
No entanto, será um bom teste para saber se está recuperada dos problemas no joelho direito que vinham incomodando a atleta. Será também o retorno ao cenário internacional e a possibilidade de enfrentar novamente a romena Catalina Ponor, atual campeã olímpica e número 1 do ranking.
No dia 12, Daiane estará em Birmingham, na Inglaterra, para a grande final da Copa do Mundo deste ano. Desta vez contando para o atual ranking. Ela viajou esta semana para a Alemanha, gripada e sentindo dores no joelho.
''Não tem jeito, tem que viajar, tem que competir, tem que treinar'', disse em entrevista a uma emissora de televisão. O ortopedista que a acompanha em Curitiba não pôde ser ouvido pois estava realizando cirurgias.
Há um mês, o técnico Oleg Ostapenko anunciou que não levaria a atleta para Alemanha, a fim de poupá-la para a finalíssima desta ano, em dezembro, em Birmingham, Inglaterra. Mudou de idéia, porque Daiane não compete desde Atenas e precisa ganhar ritmo.
Laís Souza, de 16 anos, será a ginasta mais jovem a competir em Stuttgart. Ela carrega hoje o peso de ser a maior esperança da ginástica nacional para os Jogos de Pequim-2008. Laís realiza sua estréia oficial na Copa do Mundo.

mockup